Agricultoras da Comunidade Rosa em Guarapuava recebem cursos gratuitos

O projeto é realizado pela Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM), em parceria com a Secretaria de Agricultura

A Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPPM), em parceria com a Secretaria de Agricultura e Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro), oferece cursos gratuitos para moradoras da Comunidade Rosa, no distrito do Guará. Fazendo parte do projeto “Flores do Campo”, iniciado em 2022, os encontros são realizados quinzenalmente na Associação de Moradores do Assentamento. 

O projeto tem como foco principal o trabalho direto com mulheres agricultoras, a fim de propiciar às participantes, informações, formação e desenvolvimento de sua autonomia econômica, possibilitando a independência financeira de modo que se sintam parte da administração de seus lares.

“As mulheres agricultoras trabalham ativamente para a manutenção de suas famílias, mas nunca estão à frente das tomadas de decisões, sendo tal papel, exercido por seus companheiros. O projeto é fundamental para o crescimento pessoal e profissional de todas, trabalhando a autoestima, o empreendedorismo e a sua valorização no trabalho do campo”, evidenciou Aline Remes de Camargo, secretária interina da SPPM de Guarapuava.

Atualmente, aproximadamente 20 mulheres integram o projeto e os cursos oferecidos são de culinária, agricultura e outras áreas. Além dos cursos, o projeto oportuniza ao grupo de mulheres, momentos de aprendizagem, reflexão, empoderamento e acesso à informação. Ainda conforme a SPPM, o objetivo é levar o projeto para outras comunidades rurais do município.