Violência contra a comunidade LGBTQIA+ no meio esportivo será debatida

Será no próximo dia 15 de março, às 9 horas, no formato virtual com transmissão pela TV Assembleia e redes sociais do Legislativo

A Comissão de Direitos Humanos e da Cidadania da Assembleia Legislativa do Paraná, presidida pelo deputado Tadeu Veneri (PT), com o apoio de entidades e movimentos de torcidas organizadas, realiza no formato remoto, na terça-feira (15), audiência pública para debater formas de enfrentar a violência que sofrem as mulheres e a comunidade LGBTQIA+ ao tentar frequentar ambientes esportivos. Nestes espaços, são registrados muitos casos de desrespeito e agressões contra as chamadas minorias. O debate terá transmissão ao vivo pela TV Assembleia, site e redes sociais do Legislativo a partir das 9 horas.

Na audiência, vai ser discutido também o projeto de lei 367/2021, de autoria de Veneri, que tramita na Assembleia Legislativa do Paraná e cria a Campanha Permanente de Incentivo à Participação de mulheres e população LGBTI em Eventos Esportivos e Combate à Violência contra as mulheres e com base no gênero nos Estabelecimentos Desportivos em especial Estádios de Futebol do Paraná. “Queremos que essa convivência seja saudável e amistosa”, disse Veneri.

Participarão dos debates as professoras Fernanda Riberio Haag e Onã Rudá, além do depoimento de lideranças dos grupos de mulheres e LGBTQIA+ dos clubes de futebol paranaense, lideranças de torcidas organizadas dos clubes de futebol e autoridades.