Requião Filho cobra explicações da SEED sobre instalação da nova geração das TVs Laranjas

Equipamento chamado Educatron compreende televisão acoplada a um computador, webcam e conexão à internet, mas engenhoca improvisada tem atrapalhado a dinâmica das salas de aula

O deputado estadual Requião Filho recebeu, esta semana, algumas reclamações por parte de professores que estariam descontentes com o novo kit Multimidia, disponível nas escolas estaduais do Paraná. Também chamadas de “nova geração das TVs Laranjas”, o equipamento é o Educatron, que custou mais de R$ 300 milhões e compreende uma grande televisão acoplada a um computador, webcam e conexão à internet. Porém, o suporte escolhido para acomodar todo este “trambolho” – aparentemente ultrapassado, tem causado desconforto nas salas de aula, e esta semana provocou a queda de uma professora, que tropeçou nas rodinhas do equipamento e quebrou o pulso.

“Virou um estorvo e o que eles chamam de inovação está deixando as salas de aula cada vez mais apertadas, com menos espaço para o professor lecionar”, constatou o deputado, a partir do relato dos docentes.

Diante disto, o parlamentar encaminhou um pedido de informações à Secretaria de Estado e Educação para esclarecer o ocorrido, e saber mais detalhes sobre a disposição destes equipamentos em sala de aula.

“Queremos ter a garantia de que este obstáculo não seja mais um peso morto, algo que só ocupa espaço e fica subutilizado pelos alunos. Precisa estar melhor acomodado, não há dúvidas! Os fios ficam expostos, o risco de novos acidentes é iminente. Também é importante que a SEED se preocupe com a sinalização para o distanciamento e cuidados de segurança desses equipamentos”, afirmou.