Procuradoria da Mulher disponibiliza lista de legislações para monitoramento de vereadoras

Material foi lançado no final de semana, no encerramento do curso de capacitação promovido pela Procuradoria

A Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná disponibilizou para consulta permanente das vereadoras paranaenses uma lista de legislações para facilitar o monitoramento e cobrança de funcionamento de políticas públicas no interior do Estado.

A ação foi resultado de uma demanda apresentada pelas legisladoras durante o curso PROCURAME, parceria da Procuradoria da Mulher e Assembleia Legislativa, Defensoria Pública e Ministério da Mulher que chegou ao fim no último final de semana.

“Logo nos primeiros módulos nós percebemos a carência das vereadoras em atuarem na Rede de Enfrentamento no sentido de terem o que cobrar. E nisso se encaixam as nossas legislações vigentes. Por isso fizemos um compilado das atuais políticas públicas aprovadas através da Assembleia e disponibilizamos isso numa plataforma online para o monitoramento delas e cobrança de aplicação em seus respectivos municípios”, detalhou a procuradora, deputada estadual Cristina Silvestri (Cidadania).

O curso PROCURAME, que foi um projeto piloto no Estado com possibilidade de expansão para todo o país, foi realizado em quatro finas de semana de abril. O último módulo, que ocorreu na sexta-feira (30), abordou a representatividade feminina e a violência política de gênero. Mais de 100 vereadoras do Paraná participaram da capacitação.

“Foi uma oportunidade de alinhamento incrível, que tivemos a sorte de termos uma grande adesão das legisladoras. Essa proximidade com a Procuradoria Estadual nos permite alinhar o trabalho das procuradorias para, em conjunto, garantirmos o acolhimento de mulheres em situação de violência e cumprimento das legislações vigentes em prol das paranaenses”, completou a deputada Cristina.