Procuradoria da Mulher incentiva entrada de mulheres na política

Em parceria com o Iprade, instituições realizaram o primeiro ciclo de palestras ‘+Mulheres na Política’

Mais de 150 mulheres de Guarapuava e da região central do Estado participaram do primeiro ciclo de palestras +Mulheres na Política, uma realização da Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) junto ao Instituto de Direito Eleitoral (Iprade).

O evento ocorreu na noite da última quinta-feira (14), no Teatro Municipal de Guarapuava, e contou com a palestra da presidente do Iprade, a advogada Ana Carolina de Camargo Clève, primeira mulher a estar à frente do órgão. O evento teve a participação da presidente da OAB Guarapuava, Maria Cecília Saldanha, de secretários municipais, vereadoras, vereadores e mulheres dos municípios de Campina do Simão, Santa Maria do Oeste, Pinhão, Boa Ventura de São Roque, Quedas do Iguaçu e Laranjeiras do Sul.

“A nossa participação no processo político faz com que a sociedade como um todo respeite a nossa dignidade”, frisou, no início de sua fala, a deputada estadual Cristina Silvestri (CDN), procuradora da mulher da Assembleia.

A parlamentar lembrou que, hoje, mesmo com a maior parte do eleitorado brasileiro sendo feminino, as mulheres só ocupam 10% das posições políticas do país. “Desde o início dos tempos, as mulheres tiveram papel importante na humanidade. Nós somos responsáveis pela continuidade da vida no planeta. Nos foi dado por Deus o privilégio de gerar um ser. Mas não temos voz para as decisões que dizem respeito ao futuro destes seres. Não temos voz para as decisões que dizem respeito ao nosso futuro”, relembrou Cristina.

“Todo os dias nós mulheres fazemos política. Fazemos política quando vamos às escolas saber sobre o desempenho dos nossos filhos. Quando cobramos mais remédios nas unidades de saúde. Quando denunciamos crimes contra nós mesmas, contra crianças, contra idosos. Nós somos seres políticos. Mas ainda achamos que política não é coisa de mulher”, finalizou.

Agora, a Procuradoria da Mulher e o Iprade estão definindo as datas dos próximos eventos do ciclo de palestras, que serão realizados ainda neste primeiro semestre. Entre os municípios que estão com visitas sendo programadas estão Londrina, Terra Roxa e Ponta Grossa.