“O que podem esperar de mim é uma Janaína verdadeira, guerreira, mãe que luta todos os dias”

Conheça um pouco mais da pré-candidata à prefeitura de Guarapuava Janaína Naumann

Em mais uma entrevista, para o Extra Guarapuava, Janaína Naumann, pré-candidata a prefeitura de Guarapuava, fala um pouco mais sobre sua trajetória política. Confira:

1- Como surgiu o interesse pela política? Qual foi a trajetória que a levou até sua pré-candidatura?

JANAÍNA: Sempre tive envolvimento direto com a política, desde os tempos de colégio, nos grupos estudantis. Após a formação em Biomedicina, trabalhei intensamente na criação do Conselho de Biomedicina no Paraná, onde passei a atuar diretamente com secretários de Saúde, vice prefeitos, prefeitos e deputados. Em pouco tempo, conquistei um bom trânsito em todos os meios políticos no Paraná e em Brasília.

Entendi que tenho uma missão maior e a maneira mais eficiente de alcançar esse objetivo, que é contribuir para melhorar a qualidade de vida das pessoas, é através da política. Nunca fui filiada a nenhum partido e o Republicanos-10 é a minha primeira casa no setor político. Foi uma decisão baseada em princípios partidários e, principalmente, de pessoas ligadas ao grupo. A convite do presidente estadual do partido e atual secretário de Planejamento do Governo do Paraná, Valdemar Bernardo Jorge, me aprofundei na nova maneira que o Republicanos-10 está fazendo a política, a boa política.

Durante essa caminhada depois de competir com 31 mil inscritos no processo seletivo no ano passado, fui selecionada para estar entre os 620 alunos que participaram do curso do RenovaBR, a maior escola de democracia do Brasil que forma novas lideranças preparadas para renovar e fazer política para as pessoas, que incentiva pessoas comuns, como eu, a atuarem na política dando a oportunidade de discutir o papel de cada cidadão nesse processo, onde participar é o primeiro passo para melhorar nossa política. Foi um encontro daquilo que eu busco com aquilo que pode ser realizado.  

2 – Qual será a estratégia para ganhar destaque nesse cenário onde os eleitores costumeiramente votam em quem conhecem?

JANAÍNA: Tenho muito orgulho em ser a primeira mulher, nos 200 anos de história de Guarapuava, a ousar quebrar esse paradigma na política local. Nunca, em toda a história do município, uma mulher se propôs a disputar o cargo de prefeita, assim como o cargo de presidente da Câmara de Vereadores. O desafio é grande, mas a população já está vendo o que realmente pode acontecer nestas eleições em Guarapuava.

Há velhos políticos que se dizem a renovação, mas estão com as mesmas propostas de anos atrás. O novo não representa apenas renovar a pessoa, mas sim a maneira, a forma, o estilo de governar e de fazer política. Se nestas eleições não houver essa mudança que a população tanto anseia e aguarda, Guarapuava passará por mais décadas nas mãos da velha política, no antigo sistema de ganhar a eleição a qualquer preço e custo, sem realmente se preocupar com a população, que é a principal atingida com os resultados das eleições. Um governo ruim leva mais de 10 anos para ser recuperado.

3 – Você acredita que nestas eleições teremos uma grande mudança de cenário em Guarapuava nesse sentido de renovação?

JANAÍNA – Acredito. O povo demonstra isso cada vez mais de forma intensa. Será uma renovação grande na Câmara de Vereadores e acredito que também na Prefeitura. Sabemos que a eleição encerra às 20h do dia 15 de novembro (excepcionalmente este ano) e até lá muita coisa vai acontecer. Estamos conscientes que as pessoas que querem o poder a qualquer preço e custo, apenas pelo status de deter o poder, vão agir pesadamente nestas eleições.

O que não pode acontecer é que um debate de ideias e propostas vire uma luta entre o bem e o mal ou de homem contra mulher. Não é este o caso. O momento é de real possibilidade de mudança na hegemonia política de Guarapuava. E esse deve ser o teor do debate nestas eleições.

4 – Quais setores, em Guarapuava, precisam de atenção urgente do Poder Público?

JANAÍNA: Minha profissão é Biomédica, por isso a Saúde precisa de um olhar diferenciado. Prédios ajudam, mas não atendem a população com suas enfermidades. Ninguém é feliz ou produtivo quando tem um problema de saúde. Vejo a Educação, tanto para os pais quanto para os profissionais do setor, como um grande desafio. Muitas coisas são decididas em quatro paredes e empurradas para as famílias e para os profissionais. Há muito em aberto para ser debatido, para melhorar ainda mais os índices do município. Guarapuava precisa ser mais transparente, pois ocupamos a vergonhosa 233ª posição no ranking de transparência do Tribunal de Contas.

Minha profissão é Biomédica, por isso a Saúde precisa de um olhar diferenciado

As licitações precisam de maior divulgação e, principalmente, ser transmitidas ao vivo. Os bairros precisam de saneamento básico e não só pavimentação em período eleitoral. Além disso, os moradores dos bairros precisam de maior atenção, há problemas de iluminação pública, falta de espaços para as famílias terem mais lazer, segurança e programas de desenvolvimento Social. Esporte, planejamento urbano, cultura e turismo também precisam de incentivo.

Agora, abro um parêntese para dizer que os empresários precisam ser atendidos. Eles querem a desburocratização dos setores da Prefeitura, que hoje atrasam muito o desenvolvimento e o trabalho dos empresários locais. Atrair grandes empresas é importante, mas mais importante é atender o setor que já está no município gerando emprego e renda.

 5 – Com relação a equidade na política como você analisa esse cenário em Guarapuava? Onde nunca tivemos uma prefeita e onde a câmara sempre contou com 80% de sua composição sendo homens.

JANAÍNA: O Republicanos-10 já está escrevendo uma nova história na política de Guarapuava. Daqui há 20 ou 30 anos, os guarapuavanos irão olhar para trás e ver na história que em 2020 uma mulher foi indicada para ser pré-candidata a prefeita, lutando contra 200 anos de domínio masculino na política da cidade. A cada eleição, as mulheres estão entendendo mais o seu papel na política.

O Republicanos-10 já está escrevendo uma nova história na política de Guarapuava

Ainda estamos num período onde elas são apontadas apenas para ocupar a cota de 30%, obrigatória pela Justiça Eleitoral para as composições das chapas de vereadores. Mas isso está mudando e a própria Justiça Eleitoral está de olho nas candidaturas “laranjas”, usadas apenas para preenchimento desta obrigatoriedade. As mulheres cada vez mais estão indo para a disputa das eleições com o objetivo de aumentar a representatividade, em todos os níveis políticos. E isto não é conquista, é direito negado a elas por décadas e que agora está sendo preenchido.

6- Neste contexto, como está a formação da chapa de vereadores do Republicanos?

JANAÍNA: O Republicanos-10 tem chapa completa para vereadores. Estamos com um grupo muito bem definido, com pessoas que estão se preparando para estas eleições. A chapa de homens e mulheres está preenchida, e são pessoas de todos os segmentos, que representam todo o município de Guarapuava em questão de bairros, localidades e segmentos organizados.

8 – Por fim, hipoteticamente, o que os guarapuavanos e guarapuavanas podem esperar de uma Janaína prefeita?

JANAÍNA: O desafio é grande e espero que durante o decorrer da pré-campanha, e depois da campanha eleitoral, os guarapuavanos avaliem o plano de governo e verifiquem o que será proposto. O que podem esperar de mim é uma Janaína verdadeira, guerreira, mãe que luta todos os dias. Mas, acima de tudo, alguém comprometida e extremamente dedicada a tudo aquilo que se propõe a fazer. Ninguém governa sozinho, essa será uma das grandes diferenças de Guarapuava.

Ninguém governa sozinho, essa será uma das grandes diferenças de Guarapuava

O medo de quem quer o poder a qualquer preço e custo é ter que abrir espaço para o novo, ainda mais para uma mulher, que se preparou e que está com um grupo forte, construindo um grande projeto de renovação para Guarapuava. E o principal, se eleita, a administração será de portas do gabinete abertas para a população e para todos aqueles que trabalham no dia a dia para o desenvolvimento da nossa gente e do nosso município.