Mudanças na política e os efeitos da pandemia

Os bastidores da politica guarapuavana

MUDANÇAS NA POLITICA E OS EFEITOS DA PANDEMIA

Aquelas cenas tradicionais dos tempos da velha política, também em Guarapuava, terão de ser no mínimo adaptadas neste período de distanciamento social com as medidas de prevenção ao COVID/19.

Aqueles candidatos a vereador e a prefeito – nos referimos a Guarapuava, claro – que durante a campanha eleitoral circulavam no dia a dia pelos bares e lanchonetes tomando (e pagando) café para os eleitores, este ano seguem n’outro rumo. Eis que vivemos nos tempos de distanciamento, mascarados inclusive, para se proteger da maldita doença.

Como dizia um vereador muito popular da cidade: “E agora como faremos, eu pagava o café e ganhava votos”. Completou: “Mas dá-se um jeitinho, somos brasileiros”. Que exemplo negativo desse edil sem postura. Nossa cultura política, a cada dia, está indo mais para a despenhadeiro.

COVID E NOVOS MÉDICOS

A esperança de logo acabar esse coronavírus é grande e a chegada da vacina salvadora é aguardada minuto a minuto. Entendemos que Guarapuava na pessoa do Secretário de Saúde, o doutor Joanilson Pires e sua valorosa equipe, fazem um bom trabalho nesse sentido e o atendimento ás pessoas é muito eficaz e humano. Ficamos sabendo, inclusive, que novos médicos recém formados, filhos da terra e/ou da região (gente nossa) – concursados – já estão apostos nas UBS locais.

Exemplo está na UBS do Bairro Bonsucesso com a dedicada médica KAROLINE KRAMER RIBAS, filha do Cilton Ribas e da Betinha Vicentim Kramer Ribas. Atuando na clínica geral a doutora Karoline chegou no bairro e agradou a população, com um atendimento às famílias, de uma forma personalizada e com conhecimentos da medicina, já demonstrados. Boas vindas doutora, sucesso na nobre profissão.

O COVID VAI E A ELEIÇÃO CHEGA

Ouvimos isso quando de nossas circuladas pela cidade-coração nesta semana. Referiam-se as eleições municipais já confirmadas para o dia 15 de novembro. Guarapuava começa a respirar “votos” com uma turma de candidatos de boa qualidade. Alguns já tradicionais e viciados (evidente, na política), outros novos, cheio de idéias e esperanças querendo mudar a história política da Terra dos Silvestri, Matos Leão, Carli, Bastos e Burko.

Os de “primeira viagem” com destaque para os advogados João Nieckars, Luzia Noriler, Samuel Ribas e principalmente, já em ritmo de campanha a biomédica Janaina Nauman. Há os vereadores (os de sempre) e os que estão chegando com vontade de seguir vitoriosos até a Câmara Municipal, exemplos do Cesinha Maluza, Mino e do idôneo professor Aristeu Rattes Filho.

CESAR, SENADOR?

Comentamos na última edição do Extra, das possibilidades da “sonhada” dobradinha Cesar Silvestri Filho e Odacir Antonelli em 2022, disputando vaga para deputado federal e estadual respectivamente. Algumas pessoas bem chegadas ao atual prefeito Silvestri me telefonaram dizendo, que estamos longe da realidade – “mais por fora que cotovelo de motorista” – pois o Cesar vai a Senador e o Odacir não quer saber de política partidária. Respeitamos as opiniões e o futuro nos dirá quem tem razão. Gente, precisamos de um deputado federal em Brasília urgentemente. Quem sabe a Cristina, mãe do prefeito?

BRASILEIRÃO

Em franco andamento o campeonato brasileiro de futebol/2020 (38 rodadas) com algumas surpresas (ou lógicas) nas primeiras rodadas. O coitado do Flamengo da Aly perdeu na estréia; o coitadinho do Peixe do JR, empatou; o Coxa da Leticia Ramos perdeu e o Furacão começou bem o certame.

No paulistão que terminou semana passada, o Palmeiras bateu forte nos Gambás, nos pênaltis e levantou a taça. O Tetra do time do Selio e do professor Fause da Unicentro não foi desta vez. Felizes estão os palmeirenses de Guarapuava, Quinzinho Ramos, Chapecó, Tião Geremias, advogado Luiz Silvestri Santoro de Maringá, professor Eduardo de Guarujá SP, Charutinho, Dr. Koppe, Josias Lara, Guilherme Tavares do Bairro Primavera e a micro-empresária Líbera do Bairro Bonsucesso. Fizeram festa.

POLITICA

Papo circulante nos bastidores da política de Guarapuava dão conta que na área educacional (universitária) teremos um candidato a vereador/2020 com boas possibilidades de vitória. Não revelaram o nome, mas é da Unicentro. Na área comercial, alguém do Transporte Coletivo Pérola do Oeste deve lançar candidatura e será uma surpresa nas convenções deste mês. Entre os radialistas da TERRINHA, ninguém aposta em ninguém. Todos estão quietos. Nem o Chico Carbone da MASSA/Fm, que é “expert” de política, sempre de olho aberto, não vai se arriscar nas eleições deste ano. Entre os advogados, o corintiano chorão Jair Gavino é o que mais comentam. O xará tem “queda” para a política partidária, igualmente tem o presidente dos brasileiros Jair Messias Bolsonaro.