MPPR diz que vai criar grupo de trabalho para levantar acordos sigilosos realizados na última década

Pedido de cópia dos documentos partiu do deputado Requião Filho, mas Procurador-Geral de Justiça afirma não possuir levantamento sobre acordos firmados com governador, deputados, prefeitos, vereadores e comissionados.

O Gabinete do Deputado Requião Filho recebeu esta semana a resposta do Ministério Público, referente ao pedido da cópia de todos os acordos firmados entre MPPR e políticos, diretores, superintendentes e outros agentes, nos últimos dez anos no Paraná.

O parlamentar questionou também se existem acordos sigilosos em andamento e pediu quais os motivos de ainda estarem protegidos de divulgação. No entanto, segundo o Procurador-Geral de Justiça do MPPR, Gilberto Giacoia, não há um levantamento sobre isso e que, após o pedido do deputado, será criado um grupo de trabalho para que esta informação possa constar expressamente no sistema do MPPR.

“Temos que garantir que a sociedade paranaense tenha conhecimento de todos os acordos e nada permaneça em segredo. Publicidade é o primeiro passo no combate à corrupção. A lei brasileira permitiu, infelizmente, a realização de acordos envolvendo crimes contra a administração pública, porém, ninguém nunca disse que estes acordos deveriam estar em segredo de justiça!

Esperamos que o Procurador-Geral de Justiça, representante máximo do Ministério Público em nosso estado, tenha posicionamento firme e transparente, como manda a Constituição, e, após esse levantamento, entregue os nomes e os acordos de todos os envolvidos”, afirmou Requião Filho.