Legislativo participa de conscientização sobre câncer de mama

Poder Legislativo dá a sua contribuição com a conscientização sobre a saúde da mulher

A Câmara Municipal de Guarapuava está, durante todo o mês de outubro, com a sua fachada adesivada em menção à campanha “Outubro Rosa” para chamar a atenção sobre o tema e, assim, o Poder Legislativo dá a sua contribuição com a conscientização sobre a saúde da mulher.

O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama e foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

No Brasil, a campanha é promovida pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) e ressalta especialmente o fato de que a maioria dos casos identificados de forma precoce tem cura.

Em Guarapuava, a secretaria municipal de Saúde está realizando palestras e ações nos bairros e exames de mamografia e preventivo de colo de útero em todas as Unidades Básicas de Saúde.

De acordo com a Prefeitura, neste ano, até 31 de agosto, foram registrados 14 óbitos decorrentes do câncer de mama e 13 de câncer de colo do útero. Já em 2020, durante os doze meses, foram 18 mortes de pacientes com câncer de mama e 7 com câncer de útero.