Legislativo estuda junto ao Executivo implantação de Guarda Municipal

Vereadores se apoiam no artigo 144 da Constituição Federal, que autoriza a criação do órgão de forma complementar aos departamentos da polícia

Apoiados no artigo 144 da Constituição Federal, que autoriza os municípios a constituírem Guardas Municipais de forma complementar aos departamentos da polícia, vereadores de Guarapuava estudam, em caráter de urgência e em conjunto com a Prefeitura, a possibilidade de instalação do órgão no município.

Através de requerimento, aprovado nesta semana, o Legislativo solicita ao Executivo estudo de viabilidade, com o objetivo de reforçar o sistema de segurança pública na cidade. A Guarda Municipal tem a finalidade, principalmente, de proteger bens, serviços e instalações municipais, podendo, eventualmente, atuar juntamente com os órgãos policiais na manutenção da ordem pública.

A proposição cita exemplos de cidades polo do Paraná que dispõem do órgão e têm a sua segurança reforçada, como Irati, Apucarana, Araucária, Cascavel, Cruzmaltina, Curitiba, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá, Paranaguá, Ponta Grossa, São José dos Pinhais e Campo Largo.

“O crescimento da nossa região é constante e as diretrizes de Segurança Pública devem acompanhar esse ritmo. A Guarda Municipal é de extrema importância para o momento que Guarapuava está vivendo, para proteger e defender a cidade, manter a ordem pública e proporcionar maior segurança para a população”, destaca a justificativa.

“Além disso, é sabido o quanto a segurança pública está diretamente relacionada à economia, considerando que empresas e indústrias instalaram-se aqui, gerando emprego e renda, por considerarem Guarapuava uma cidade que preza pela segurança”, complementam os autores.

O requerimento é assinado pelos vereadores Nego Silvio, João Napoleão, Marcio Carneiro, Celso Costa, Cristóvão da Cruz, Dognei, Gilson da Ambulância, Joel Barbosa, Marcelinho, Paulo Lima, Pedro Moraes, Professor Saulo, Professora Bia, Rodrigo Crema, Sidão, Vardinho e Wilson Anciutti.