GUAIRACÁ

GUAIRACÁ

As Faculdades Guairacá passam a ser Centro Universitário, com total autonomia para a implantação de novos cursos de graduação e pós graduação, com início previsto para o 2º semestre de 2020. Notícia maravilhosa para os guarapuavanos e de toda a região central do Estado do Paraná. Aplausos para o Diretor (Mestre) Juarez Soares, empreendedor nota 10 e à sua fabulosa equipe administrativa, incluindo os “nobres” professores, preparadíssimos e de fácil comunicação nas salas de aula.

POLÍTICA

Na coluna JR, edição por edição, falamos de política e políticos de Guarapuava que aguardam com ansiedade o pleito municipal de 2020, em dia a ser definido. Comentamos, mesmo antes das convenções, sobre os pré-candidatos ao executivo que almejam a partir do dia 1 de janeiro de 2021 sentar na cadeira da Prefeitura, hoje bem ocupada pelo prefeito Cesar Filho, este, um futuro deputado federal ou senador.

Citamos por exemplo – o Celso Góes, Secretário de Saúde, que (comentam), deu uma escorregada ou um tiro no pé, com relação a divulgação de um óbito em Guarapuava pelo COVID/19, desmentida mais tarde pelo Estado, enfim, já passou; destacamos o Fernando Carli, Leonardo M. Leão, o Vitor Hugo, Antenor, Itacir, e esquecemos do advogado João Nieckars. Falha gritante.

ADVOGADO

O advogado e economista JOÃO NIECKARS, segundo informações de pessoas ligadas a ele, será candidato a prefeito de Guarapuava este ano, e olha gente, se considerarmos o seu passado/recente na política, poderá “desbancar” os chamados favoritos, quase escrevi “políticos-profissionais”. Os números são animadores pró-doutor, pois sozinho (sem um grupo forte lhe apoiando) obteve em 2006 a prefeito, 4,4 mil votos. Em 2018 quando disputou eleição a deputado federal chegou nos 5,1.

Nos bastidores chegaram a comentar que o advogado é um estudioso em política; sabemos do seu potencial na advocacia; expert na economia e o principal; novo de idade e otimismo é o que não lhe falta. Por fim, é sinônimo de RENOVAÇÃO. Quem sabe surgiu aí um novo líder político na cidade? ou em último caso o Nieckars sairá de vice de alguém. E que “vice ” senhores?

RODRIGO

Também não será surpresa se o vereador e médico Rodrigo Crema, que é sabido em política/partidária, resolva sair candidato a prefeito na terra de Guairacá. Tem o sobrinho do Fernando Carli, o SAMUEL RIBAS (renovação pura e um tio poderoso na retaguarda) o qual poderá concorrer. Que ano amigos – só gente idônea e competente querendo comandar a metrópole/ Guarapuava. Opções a granel. Segura o Bonna também. Quem sabe o Ticão Kuster. Odacir, o povo pede você na Prefeitura. Não esqueçam do médico Antenor Gomes de Lima do Partido dos Trabalhadores (PT). Essa sigla, hein Luis Góes, atualmente atrapalha muito. A verdade: quem disse que “sigla” tira ou põe votos? A maioria vota no ser humano. Nesse quesito o irmão do Alaor e do Edson tem tudo para chegar na Prefeitura como prefeito.

ELES & ELAS

Ouvimos de um fã do governador Ratinho Júnior o seguinte: “Ratinho será o próximo presidente do Brasil”. Está administrando com “sabedoria” o nosso Estadão. Concordamos fã. +++ Curiosidade: Michelle Bolsonaro (1ªdama) nasceu no dia 22 de março de 1982; o marido, capitão reformado e presidente dos brasileiros JAIR BOLSONARO veio ao mundo no dia 21 de março de 1955. E este colunista de nome Jair é de 23 de março +++

O presidente Bolsonaro, vira e mexe, mexe nos ministérios. Autonomia desses Ministros, parece que inexiste. Ou seguem a cartilha do comandante ou dançam. Em Guarapuava o Prefeito Cesar Filho sempre deu carta branca para os seus secretários, não é verdade Flavio, Celso, Doraci, Sandro, Itacir e Pablo? +++ E o CHINA, bancário e árbitro, sempre esteve na “ativa” na política, e este ano (estão perguntando) ele será candidato a vereador em

Guarapuava? +++ A última: ouvimos um zum/zum na cidade que a competente radialista Mônica Cordova da Rádio T (FM) sairá candidata a vereadora em 2020. Nada de oficial, mas já dizia o meu pai, que “aonde tem fumaça, tem fogo”. Bem pensadinho, a Mônica seria uma vereadora de mão cheia. +++.