Frente Parlamentar vai ampliar diálogo e reforçar interesses dos municípios do Paraná

Grupo pretende promover o municipalismo, as associações e os consórcios municipais

Mais atenção, diálogo e defesa dos interesses das cidades, que é onde a vida acontece e as pessoas estão. Esses são os propósitos da Frente Parlamentar de Promoção Municipalista, das Associações de Municípios e Consórcios Municipais na Assembleia Legislativa do Paraná, lançada nessa terça-feira (24), com a presença de dezenas de prefeitos, vice-prefeitos e autoridades no Plenário do Legislativo estadual.

Com a participação de 27 parlamentares, o grupo de trabalho vai atuar junto ao poder executivo municipal e à Associação dos Municípios do Paraná (AMP) para fortalecer as ações, projetos e a justa distribuição de recursos entre os entes federados (União, Estados e Municípios).

“O municipalismo é uma causa fundamental para melhorar a vida das pessoas. Ninguém vive na União, ninguém vive no Estado, as pessoas vivem nas cidades, é na cidade onde a vida acontece. Quando você fala do municipalismo, você fala justamente das variáveis que permitem que as pessoas tenham uma vida digna, no lugar onde elas nasceram e escolheram para viver”, defendeu o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD), que será o coordenador da Frente Parlamentar.

“Os candidatos a deputado federal, senador e presidente da República sempre fazem aquele discurso: ‘menos Brasília e mais Brasil’. Mas, quando tomam posse, o que a gente vê é mais Brasília e quase nada Brasil. Ou seja, nós precisamos inverter essa lógica. Os países modernos que prosperaram foram aqueles que descentralizaram, onde nós temos grande autonomia dos municípios e dos estados”, reforçou o Romanelli.

“O municipalismo sempre foi a essência dos meus seis mandatos. Sou um deputado municipalista, resolutivo e presente nas cidades. Tenho a honra de ser indicado por mais de 100 prefeitos para representá-los junto ao Governo.

É uma responsabilidade, uma admiração e o reconhecimento aos deputados que entendem que o municipalismo é colocar a cidade em primeiro lugar, entender que as coisas acontecem nas cidades pois é lá que as pessoas vivem”, afirmou o primeiro secretário da Assembleia, deputado Alexandre Curi (PSD).

Ele relembrou o repasse de R$ 300 milhões do Legislativo para o Governo, contribuindo com o custeio do “maior programa de pavimentação do estado. Isso é municipalismo”.

A iniciativa foi comemorada pelo presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Edimar Santos. “Essa frente Parlamentar garante mais autonomia e demonstra o respeito de todos os deputados e deputadas aos municípios, aos prefeitos e prefeitas, mas principalmente com o povo do Paraná.

É uma ponte e realmente um grande instrumento dos municípios, que a partir de agora terão voz e vez representados aqui na Assembleia pela frente Municipalista das Associações e também dos Consórcios de municípios.”

Entidades

O presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, valorizou a criação da Frente Parlamentar e convocou os parlamentares para reforçarem a discussão federal sobre as questões tributárias relacionadas aos municípios. “É um problema estrutural gravíssimo, é covardia de Brasília criar benefícios sem indicar recursos. A conta não fecha”, destacou.

O presidente da Associação dos Consórcios e Associação Intermunicipais de Saúde do Paraná (ACISPAR), Aquiles Taketa, ressaltou a importância da valorização do movimento municipalista, ampliando os espaços de debates com o novo grupo de trabalho parlamentar.

“Uma iniciativa de grande valia, grande importância, quero parabenizar a iniciativa do presidente Edmar Santos, da AMP, de ter corrido atrás, conversado com os deputados, e agradecer ao Romanelli também, para que pudéssemos contar com essa frente parlamentar. Poderemos trazer as nossas demandas, os nossos assuntos, as nossas dificuldades para serem debatidos e votados na Assembleia”, afirmou.

Membros

Além de Romanelli, a Frente Parlamentar de Promoção Municipalista, das Associações de Municípios e Consórcios Municipais será integrada pelos deputados estaduais:

Adão Litro (PSD), Ademar Traiano (PSD), Alexandre Curi (PSD), Anibelli Neto (MDB), Arilson Chiorato (PT), Artagão Junior (PSD), Bazana (PSD), Cristina Silvestri (PSDB), Cloara Pinheiro (PSD), Delegado Jacovós (PL), Do Carmo (União), Douglas Fabrício (CDN), Evandro Araújo (PSD), Fábio Oliveira (PODE), Gilberto Ribeiro (PL), Goura (PDT), Luis Corti (PSB), Marcel Micheletto (PL), Márcia Huçulak (PSD), Mabel Canto (PSDB), Matheus Vermelho (PP), Moacyr Fadel (PSD), Requião Filho (PT), Samuel Dantas (SD), Soldado Adriano José (PP) e Tiago Amaral (PSD).