Dom Amilton participa de sessão da Câmara nesta segunda-feira

A convite de todos os vereadores, bispo explanará sobre a Campanha da Fraternidade 2022

A sessão desta segunda-feira (11), da Câmara de Vereadores Guarapuava terá a participação de Dom Amilton Manoel da Silva, Bispo da Diocese. A convite dos os vereadores, por meio de requerimento aprovado em plenário, ele explanará sobre a Campanha da Fraternidade 2022, que tem como tema “Fraternidade e Educação” e lema “Fala com sabedoria, ensina com amor”.

O objetivo, segundo o requerimento, é que, com a perspectiva de educação a partir do movimento religioso, que convida a promover diálogos, a partir da realidade educativa do Brasil à luz da fé cristã, os representantes públicos e a comunidade, como um todo, sejam motivados a pensar caminhos que mobilizem uma educação em favor do humanismo integral e solidário, comprometida com novas formas de economia, de política e de progresso verdadeiramente a serviço da vida humana, em especial dos mais pobres.

“Por isso, frente à importância desta ação proposta pela CNBB e que mobiliza católicos e pessoas de boa vontade em todo o país – e também em Guarapuava – propomos este requerimento a pedido de católicos que entendem a urgência e necessidade de se falar sobre a Campanha da Fraternidade fora dos espaços eclesiais”, defendem os vereadores. Dada a importância do tema, o Poder Legislativo convidou representantes de órgãos educacionais e das paróquias da Diocese para acompanharem a explanação.

A Campanha – A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) organizou a primeira Campanha da Fraternidade em 1964 e desde então católicos e cristãos de outras denominações religiosas vivenciam o movimento como um gesto concreto do período quaresmal, que convida à oração, ao jejum e à caridade, mostrando a adesão a uma proposta de sociedade mais igualitária, solidária e com justiça para todas as pessoas. Neste sentido, a campanha sempre convida a ver as questões sociais/econômicas/culturais/religiosas, julgar a partir dos princípios cristãos e agir a partir destas análises, motivando a transformação das realidades.