Coluna do JR

Os bastidores da política guarapuavana

COVID-19

Em tempos de corona, algumas pessoas arriscam falar da política local e chegam a dar palpites. Recebemos telefonemas de alguns clientes/jurídicos e após consultas, comentaram sobre as eleições/2020. Exemplos: Do distrito de Palmeirinha disseram “se tivermos eleição este ano o Fernando Carli ganha fácil”. Do distrito de Guairacá os nomes de Vitor Hugo Burko e principalmente o de Itacir Vezaro, são os preferidos. Já no Guará, nos surpreendemos com os citados Luciano Gago e Leonardo Matos Leão. Por fim, pessoas do Vale do Jordão estão apostando em Celso Góes, Odacir Antonelli e Antenor Gomes de Lima. Palpites é o que não faltam. A boca é livre e democrática.

CENTRO

No centro/nervoso de Guarapuava (rua15) as opiniões se dividem entre Burko e Carli como futuros prefeitos. Para vereador, perguntamos e tivemos como resposta, nomes de sete possíveis candidatos/vencedores: Maria José, Valdemar Negão, Mauro Temoscho, Germano Alves, Mino, o corintiano Airson Horst e principalmente o Tenente Coronel Sanches, pessoa inteligente e que gosta da ciência/política. Unanimidade querem 60% de renovação na Câmara Municipal ano que vem, o que seria fantástico. Indicaram também como vereador em 2021 o radialista Chico Carbone da FM/Massa. Mas será que ele sai?

MÁSCARAS

Bom pra saúde, mais proteção. O uso da máscara que também foi um pedido do Prefeito Cesar S. Filho, é necessário MESMO. Mas logo, acreditamos, tudo passará com o Covid-19 e a convivência entre as pessoas voltará a normalidade. Infelizmente com muita gente chorando pelos óbitos. Tememos, diante disso tudo, o desemprego também em Guarapuava. Por ora o povo informal está se virando com o R$ 600.00/mês que o Bolsonaro mandou. O governo faz a sua parte. Os opositores de carteirinha sempre estão criticando.

DESTAQUE

O destaque da semana do EXTRA é para alguém da classe universitária que há muitos anos – perto de vinte – chegou de São Paulo, antes passou em Londrina, Jaguariaiva e alí se casou com a Gisa, pousando em Guarapuava e fixando residência na acolhedora Terra de Guairacá. Destaque para o professor FAUSE JACO ANAISSI que é graduado em Química inorgânica mas com muita experiência em Física. Foi diretor de Pós/Graduação na Unicentro e é Mestre e Doutor. Concluiu a orientação de 11 dissertações de mestrado e 3 teses de doutorado. Com esse currículo invejável, merece as nossas homenagens e os aplausos dos guarapuavanos. Além de ser um ótimo esposo é um pai/presente de dois filhos talentosos. Pena que o “mestre” é corintiano, opinião deste colunista santista.

CELSO

Reconhecemos o trabalho do Secretário de Saúde de Guarapuava Celso Goes, principalmente nesta fase do Covid-19. Tem em suas mãos uma legião de funcionários dedicados e “rente” com o povo sofrido que está assustado com essa pandemia. Quando da vacina da gripe, estivemos na UBS do Bairro Bonsucesso e os atendimentos dos enfermeiros, auxiliares, técnicos e agentes, foi sensacional. Tiramos o chapéu para a turma da saúde em Guarapuava (também da UPA) com algumas ressalvas é claro. E o Góes sempre atento. Independentemente da sua função e não é hora de falar, o CG tá com “pinta de prefeito” em 2021.

CRISE

Muitos guarapuavanos comentam e temem por uma crise pós COVID-19. Os governos e empresários fazem de tudo para que isso não aconteça. Alguns reforços/financeiros para as pessoas chegaram de Brasília (o de 600) – FGTS, Bolsa Família e outros, mas mesmo assim o desemprego bate nas portas de milhões de brasileiros.