Coluna do JR

Tudo sobre os bastidores do poder da política guarapuavana

POLÍTICA

Recebi informações de amigos, dizendo que aconteceu uma reunião no postinho de saúde (UBS) do bairro Bonsucesso de Guarapuava, objetivando naquele momento, reivindicar algumas melhorias/estruturais no prédio, e pasmem, ninguém falou de política partidária, nem fizeram qualquer tipo de comentário. Ótimo. Este ano o povo vai votar à prefeito e vereadores.

0 Secretário de Saúde Celso Goes é pré-candidato certamente, além de Itacir Vezzaro e Sandro Abdanur. Quem sabe o prefeito Cesar Filho indica um do TRIO ou surge uma nova liderança no município. Uma mulher quem sabe.

OPOSIÇÃO

A oposição ao filho da Cristina Rauen Silvestri (extraordinária deputada estadual) poderá ser o GRANDE Fernando Ribas Carli, de um passado político inquestionável (hoje de cabelinhos brancos mas cheio de experiências) ou o advogado, ex-IAP, Vitor Hugo Burko ou o médico Antenor, petista fiel. Este, não é oficial, comentam, deseja voltar (com força e sabedoria) ao Legislativo. Nesse PODER, Gomes sempre correspondeu e tira de letra. Também o BB Cesar Lima é um nome a pensar. Mas tem os da família Matos Leão. Porque não o empresário Leonardo? Quem sabe o deputado Artagão Junior? Ou o Júnior seguirá os passos do pai e desembarca no Tribunal de Contas do Paraná.

PISAR

No pé do departamento de limpezas de parques e jardins do Paço, além dos lotes urbanos da cidade de Guarapuava (que é obrigação, nesse caso, dos proprietários) pois tenho notado que em locais até centrais, o matagal e entulhos tomou conta. Deixar tudo as mil maravilhas nos canteiros das avenidas principais não basta. E a velha “SURG” tem alguma coisa a ver com isso? O povo cobra. Falando em Surg, lembramos que já houve interesse em extinguir o órgão. Lembram? Ficou só no papo.

BATEL

Os dirigentes batelinos, advogado Nezinho e pares, fizeram uma correria na semana passada, acertaram os débitos junto a Federação Paranaense de Futebol e o rubro negro da família Gelinski vai disputar o campeonato de profissionais da 2ª divisão a partir de abril. Hoje a estrutura do Batel pelo que tenho ouvido, está carente e, para o time sobreviver, o Poder Público, empresários e torcedores, deverão unir forças rapidamente, caso contrário, a possibilidade de um fracasso é certa, infelizmente. E o plantel de jogadores já está sendo organizado? O treinador quem será? Mexam-se.

GUAIRACÁ

Que Faculdade é essa do mestre Soares. Sensacional e dinâmica sob todos os aspectos, com um corpo discente e docente do mais alto nível. Cursos ali na Praça Cleve de Guarapuava é o que não falta. Odontologia e farmácia, relatam, lideram. Aliás, recentemente estive na formatura da turma de Farmácia e Psicologia no VITACE e também aplaudi. Inclusive, uma das alunas que recebeu o diploma em farmácia é a atual farmacêutica Tissiane dos Anjos que já está colaborando com a tradicional Farmácia Santa Maria de nossa cidade.

CIDADE DOS LAGOS

Encho a boca para falar do Bairro Cidade dos Lagos, pois semanalmente visito-o, com as cansativas caminhadas, passando pelo olho d’água São João Maria. A estrutura naquele local é fantástica. Ali tem tudo de bom, além do lindo Shopping, Hiper Dalpozzo, Edifícios etc. E quem deu o ponta pé inicial a tudo isso foi o maior empreendedor da região, forte-empresário Odacir, com o apoio de muita gente. Claro, destaco o do prefeito Cesar Filho. No entanto a reclamação do povo pela demora da obra é com relação ao Hospital Regional. Sabemos que as etapas estão sendo cumpridas. Por outro lado a construção do Hospital do Câncer está bem acelerada. Hospital esse de referência, que terá numa das direções o pessoal do HSV de Paula de Huberto Limberg, Nadir (ex Grupo Camilo) Dr. Caco Cagiano e muitos colaboradores de peso.

LUCIANO

Cadê o Luciano Gago gente, esse rapaz entende de política como ninguém. Já teve algumas decepções nessa área, mas é uma pessoa que podemos confiar. Até como assessor, embora o seu desejo é ficar na cabeça do Executivo. Porque não o legislativo Gago? Dessa boa/turma de legisladores, temos alguns fraquíssimos, outros velhos e saturados. João Edson Lima da Sanepar, cartorário Bepe Vitorassi, Professor Jair Gavino e o pessoal da família Dubena, poderão receber milhares de votos nas eleições deste ano que promete muito, desde já.

Jair Ramos – Radialista