Candidatos derrotados questionam urna eletrônica

CANDIDATOS DERROTADOS QUESTIONAM A URNA ELETRÔNICA

Corre a notícia em Guarapuava e região central do Estado do Paraná que certos candidatos a vereador, derrotados nas urnas no último dia 15, inconformados, segundo alguns correligionários, colocam dúvidas nas urnas eletrônicas e “pane” que ocorreu e vão apelar. É de direito. A meu modo de entender, tais dúvidas, será que procedem?

A urna eletrônica nos parece ser confiável. Mas como vivemos no Brasil de Lula, Aécio, Renato Nascimento, Jair Gavino, Jair Ramos e Bolsonaro, tudo é possível. Enfim senhores vereadores que não chegaram no pódio. Se conformem. O choro é livre, me disse um candidato/frequentador do Café da Quinze que recebeu menos de duzentos votos.

CELSO

Conforme pessoas (amigas) da família do novo prefeito de Guarapuava, Celso Góes, este, está cansado e se isolou por alguns dias. Também pudera, a correria foi grande para não deixar o PT tomar conta da Terra dos Matos Leão. Tão logo se recupere, o farmacêutico, juntamente com o seu vice Samuel Ribas e alguns componentes do grupo, se reunirão para discutir os nomes dos futuros secretários municipais e da turma de pretendentes nos setores do segundo e terceiro escalão respectivamente.

DUPLA

Os guarapuavanos João Edson Lima e Luciano Gago que contribuíram para a vitória política do Celso Góes, comentam desde já, deverão ser indicados para secretarias. O povo aponta o Gago na ouvidoria e o “moço da Sanepar, esposo da Marcia” nas Obras. Considerem essa possibilidade, como palpite apenas. Quem decide é somente o novo chefe do Poder Executivo que toma posse em janeiro.

FOGO

Quem lembra do narrador de futebol da Rádio Band, o já falecido FIORI GILIOTTI, que sempre dizia “é fogo torcida brasileira” se referindo aos atacantes do time da época – o Santos FC de Pelé? Políticamente, podemos afirmar que em Guarapuava pós-eleição, “há fogo e há fumaça branca, claro” na indicação dos futuros auxiliares do Góes na Prefeitura a partir de 1 de janeiro de 2021. Surpresas virão. Ouvimos alguém dizer que o atual Procurador do Município, extremamente competente por sinal, deixará o cargo.

COMENTAM

Que a SURG ficará nas mãos do Carli, fiel companheiro de campanha do novo prefeito, objetivando ele indicar alguém para o referido órgão. Que, na Saúde, a bola da vez deverá ser a vereadora Maria José que também é enfermeira. Que o Antonio Carlos Mino, coordenador da campanha do CG e atual presidente do PROTEGER e ali ele foi muito bem na gestão Silvestri, poderá permanecer ou “subir” para a Brigadeiro Rocha, no Executivo. Nas Comunicações cogitam três bons profissionais: Luiz Francisco (ex-Rádio Cultura) Cris Esteche da Rede Sul e Chico Carbone da Rádio Massa FM. Aprovamos.

HABITAÇÃO

 

Na nossa opinião o engenheiro Flavio Alexandre deve permanecer, mas há comentários que ele não ficará na pasta. Com a palavra e única decisão, do prefeito eleito. Na Educação e Cultura todos querem que permaneça no cargo a Doraci Senger Luy, competentíssima por sinal.

ESPORTES

O vereador mais votado de Guarapuava foi o ex-secretário de Esportes e Lazer, o jovem Pablo Almeida, que segundo alguns palpiteiros de plantão, poderia ser o presidente da Câmara Municipal. Dificilmente isso acontecerá por uma série de fatores.

O vereador João Napoleão, eleito novamente, dizem, quer ficar no maravilhoso cargo. Mas tem gente que acredita em mudanças no Legislativo. Numa dessas, sai o Napoleão entra o Pablo ou o Paulo Lima, hein? Na secretaria de esportes pensaram no Cosme Stimer. Alguém gritou. E o ex-vereador Valtair Siqueira Alberti não vai ocupar um cargo no Executivo? Ele vestiu a camisa do Celso na campanha eleitoral sim. Quem vai cuidar do Procon?

PROFESSORA

Gente do céu, o que me falaram da competência da reeleita vereadora do PT, a professora Terezinha dos Santos Daiprai (1516 votos) é algo impressionante. A “mulher” que nasceu em Coronel Vivida em 10/08/1966, mas adotou Guarapuava como a sua terra-preferida, apresentou os melhores projetos de Lei na sua gestão, nem sempre aprovados por razões óbvias (opositora na Casa de Leis) infelizmente. Mãos a palmatória a vereadora Terezinha, a qual seguirá na trilha do legislativo de 2021 a 2024 (com méritos) ao lado de mais três valorosas mulheres de nossa sociedade.

MULHERES

As outras três vereadoras eleitas no último dia 15 em Guarapuava foram: a petista, também sindicalista, CRIS WAINER, que obteve 624 votos; a simpática professora BIA (MDB) com 1113 votos e a contadora Bruna Spitzner (PODEMOS) prima da advogada Tatiane assassinada em 2018. Outras mulheres que foram vereadoras em Guarapuava n’outros tempos: Carmem Izidoro, Almira Angeluci, Nerci, Maria José (é ainda) – a querida professora Magdalena Nerone, Eva Schran e a radialista da voz bonita Marli Rosa.