Candidatos: cuidado com as críticas antes das eleições

CANDIDATOS: CUIDADO COM AS CRITICAS ANTES DAS ELEIÇÕES

Será que o eleitor das vilas, do interior, o assalariado que levanta cedo, pega a bicicleta ou toma ônibus até o trabalho; deixa os filhos com a mulher, as vezes com pouca comida nas envelhecidas panelas mas que tem um poder nas mãos chamado TÍTULO DE ELEITOR e dia 15 de novembro será valorizado pelos políticos (estamos falando de Guarapuava) está ligado em rede social, ouve rádios (propaganda eleitoral) e vê TVs? Isso porque em “live” nesta semana, os bate-bocas ou manifestações gratuitas, nem sempre frutíferas, começaram.

O prefeiturável Celso Goes por exemplo que está cotado a vencer o pleito de 2020 (dizem) fez considerações fortes à administração municipal de Pinhão e o pessoal do PT não gostou e rebateu. Pensamos o seguinte: senhores candidatos, voltem os comentários ao nosso povo, divulguem as suas propostas de governo e o Góes tá “cheio” de coisas boas a apresentar e tem tudo para continuar o progresso desta terra amada, até aqui sob o controle do Cesar Filho. Mas a oposição é forte.

PUXÃO

O que não é viável, é usar o “administrativo” de lá, para colocar aqui e vice versa. Não entendemos, mas deixo um puxão de orelha ao Celso e aos demais candidatos a prefeito de Guarapuava, quando extrapolam, há 15 dias das eleições. E o bioquímico já pertenceu ao partido do Lula/Dilma, mas saiu. Saiu por que? Por que saiu? Dizem e até acreditamos, foi porque não concordou com a linha petista, que cá entre nós, deixou de ser uma linha reta na última década. O Dr. Antenor é uma exceção. É correto segundo os seus amigos.

CAMPANHA

Comentam e parece ser verdade que nos últimos dias de campanha política em Guarapuava, Prudentópolis, Turvo, Guatemala, USA e Arábia Saudita, as baixarias vem à tona, o que deixa o povo bem indeciso. Mas os eleitores sabem o que querem, o que é melhor para a cidade que moram. A verdade: No ritmo que Guarapuava está (viva o progresso) – comentam, que não está na hora de mudar. Particularmente somos a favor de mandato de 4 anos, por isso que venha logo uma reforma política no País. Até o nosso querido presidente Jair Bolsonaro (meu xará) não pensa em reeleição. Calem políticos guarapuavanos. Como diz aquela atriz da TV: “Eu só abro a boca quando tenho certeza”. Lembraram? Se não tem, como diz o outro ator: “CALADO” – é bem melhor.

ENQUANTO ISSO

O candidato a prefeito Vitor Hugo Burko (DEM) no aguardo de decisões do TSE, segue firme na sua campanha (comentam) dizendo “coisa com coisa”. Da mesma forma o petista Antenor Gomes de Lima. Uma realidade: nada está definido em Guarapuava em relação a quem vencerá as eleições e substituirá o Cesar Filho. Ora o Antenor está na frente, ora temos o empate técnico dele com o Góes e Burko. A vereador, o Luciano Gago e o Malusa despontam.

BIO

A biomédica Janaina Nauman está com uma campanha limpa, falando fácil nos horários eleitorais em rádio e TVs, de boa oratória, sensibilidade já notada (ela é inteligente) pelas informações que chegam (não a conheço pessoalmente ainda) podendo surpreender os grandões e intitulados imbatíveis e se tornar a primeira mulher prefeita da Terra de Guairacá.

 

OPINIÃO

Se me perguntarem se a Janaina Naumann ganhará a eleição deste ano em Guarapuava, dizemos o seguinte: Ela será bem votada e daqui há dois anos tem tudo para ser uma deputada estadual. Sai a Cristina entra a Janaina. Quem sabe entra o empresário Odacir Antonelli? Cesar Filho vai a Brasília.

MARIA

Temos ouvido comentários que, caso o candidato Celso Góes ganhe a eleição em Guarapuava (está cotado, é voz corrente) a vereadora Maria José M. Ribas, enfermeira, será a Secretária de Saúde. Se este colunista JR fosse o “voto minerva” no caso vertente, optaria pela Maria, disparadamente, pois ela é competentíssima, como também o foi na vereança por algumas oportunidades. Por favor: “não estamos escalando ninguém”.

RESPEITO AO POVO

Claro, a voz do povo é a voz de Deus, concordam senhores jornalistas Augusto Santos de Pelotas/RS e Chico Carbone de Guarapuava? Ouvimos (não dos dois citados acima) essa semana, nos barzinhos e numa padaria, o seguinte: o candidato Vitor Hugo Burko é o mais preparado dos 7, mas não esquecem do asfalto “casca de ovo” que ele trouxe quando foi prefeito; que o Celso Góes foi um ótimo secretário de saúde do Cesar Filho, mas que, como de esportes, não disse porque veio; que o médico Antenor (bom de voto pra deputado) não deve ganhar porque o povo cansou do Lula e isso reflete aqui; que a Janaina tem tudo para ser uma baita deputada em 2022; também a doutora Luzia Noriler em 2024 será uma grande vereadora em Guarapuava. Finalmente, que o Jabur ainda não está preparado para ser prefeito da metrópole guarapuavana. O povo é sábio, fala muito e nós ouvimos. Entendemos que o médico está bem nas pesquisas e pode surpreender.