Câmara mobiliza ajuda aos refugiados da Ucrânia

São esperados cerca de 50 ucranianos, para os próximos dias, que precisaram, num primeiro momento, de acomodações e alimentação

O plenário da Câmara de Vereadores sediou nessa sexta-feira (1°), uma importante reunião envolvendo vereadores, a prefeitura, por meio da Secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Elenita Lodi, e a igreja ucraniana para mobilizar forças e alinhar medidas para a recepção de um segundo grupo de famílias da Ucrânia.

São esperados cerca de 50 refugiados para os próximos dias e se faz necessária uma grande mobilização para viabilizar, num primeiro momento, acomodações, alimentação e, a partir de então, emprego para os adultos e escola para as crianças. De acordo com o Coordenador da Comissão Ucraniana de Guarapuava, Paulo Bilek, a maioria é formada por mulheres e crianças, já que homens com mais de 15 anos precisam ficar no país para lutar na guerra.

O Pastor Uécles, da Comunidade Vida, também participou da reunião e compartilhou como tem sido a experiência de acolhida com o primeiro grupo de 29 pessoas, que está na cidade há cerca de 15 dias.

Com uma produtiva troca de informações, ficaram alinhadas estratégias, incluindo aprovações orçamentárias que serão necessárias, e foi criada a Comissão local “Humanitas”, que trabalhará diretamente no apoio à acolhida destas pessoas e conta com a participação dos vereadores.

Para o Presidente do Poder Legislativo, vereador João Napoleão, é motivo de honra poder contribuir.

“Nós colocamos esta Casa de Leis inteiramente à disposição da comunidade ucraniana, e queremos que todas as famílias se sintam acolhidas e protegidas aqui na nossa cidade. É lamentável e realmente muito triste que ainda hoje tenhamos que assistir a uma guerra”, afirmou.

O 2° vice-presidente, vereador Paulo Lima, destacou que o momento é de união. “Estamos engajados em ajudar no que for necessário para que estas pessoas, que já precisaram deixar tudo para trás, possam ter dignidade e respeito. E a Câmara já está trabalhando nisso”, disse.