Auxílio Emergencial

EMERGENCIAL

Como existe milhões de brasileiros na informalidade e o Brasil passando por uma fase de crise e ainda – o COVID/19 – pegando forte, o presidente Bolsonaro e seu Ministro da Economia, Paulo Guedes (esse Senhor é inteligente) vão agraciar o povão que se enquadra no emergencial com mais duas parcelas de 300 reais cada. Jair faz o que pode para acudir o povo mas sempre levando críticas da oposição e parte da Imprensa nacional.

ADEUS CLÓVIS

A população de Guarapuava ficou triste essa semana com a notícia do óbito (por Covid a princípio) do médico de 72 anos Clovis Gorski. Seu corpo foi cremado na terça feira. O conheci e era amigo do Gorski desde os tempos que ele foi o médico da Associação Atlética Batel, clube profissional. Todos os domingos de jogos na Baixada eu conversada com o doutor, à época, como reporter da Rádio Cultura. Era irmão do professor Gildo Gorski do Colégio Agrícola. Lamentamos a sua morte mas sabemos que ele deixou marcas positivas na medicina em Guarapuava e região. Excelente profissional que gostava de ajudar as pessoas mais carentes. Foi inclusive perito do INSS. Pêsames a família e que Deus o tenha.

POLÍTICA

O pré-candidato a prefeito de Guarapuava em 2020, Vitor Hugo Burko (DEM) elegível está, segundo ele, e pronto para bater-chapa com Carli (se sair), Celso Góes, Antenor Gomes de Lima e Itacir Vezaro. Acrescento mais: Vitor está conversando com a família Matos Leão e por certo receberá todo o apoio desse grupo fortíssimo. Que tal o Vitor Hugo e Leonardo juntos? Cá entre nós gente, fica uma dupla pra lá de poderosa.

PREFEITURA

Gente de minha terra (dá-lhe Fernando) o prefeiturável Vitor Hugo Burko, duas vezes prefeito de Guarapuava, tentará a terceira este ano, pelo que dizem nos bastidores, podendo ter como grande concorrente novamente o Carli. Outro destaque: o advogado Burko sempre foi muito amável e simpático com os funcionários do Paço. Só nessa Casa do Povo ele terá uma enormidade de votos. Sabiam disso?

DESTAQUES

Na condição de colunista do Extra mas advogado militante, me volto para enaltecer o trabalho de alguns colegas que tem se destacado muito na advocacia em Guarapuava e em toda a região. Na área cível por exemplo “tiramos o chapéu” para os doutores – Pacencko, João Renato Nascimento, Sebrenski e sua equipe, Osni Raulik, sócios Alan Quartiero e Jair Gavino, Nézinho Graciliano e Josete Foresti Lovo. Mas evidente que tem outros de renome e confiáveis no DIREITO.

VEREADOR

Mesmo em fase difícil e triste com o Covid-19 e os óbitos ocorridos diariamente, incluindo o médico Clovis Gorski de Guarapuava, os futuros vereadores (eleição municipal nos 5 mil municípios brasileiros deve sair no final deste ano) estão desde já conversando com os eleitores. Exemplo é a Taty do DEM, a Poly Lima, o Mino, quem sabe o Luciano Gago, Pablo Almeida, este tem um favoritismo acentuado, comentam, e alguns atuais legisladores que sonham com a reeleição. De uma coisa é certa: a eleição democrática de 2020 tem tudo para ser muito disputada na Terra de Nivaldo Kruger.

DOIS TOQUES

Aforante a política, de esportes temos que o Batel este ano poderá disputar o campeonato paranaense, se sair e com jogadores da região +++ O narrador esportivo Percival Ribeiro da Rádio Cultura não vê a hora de gritar os gols do Batel +++ Destaque na área da construção civil em Turvo e em toda a região, para o “pedreiro” JOSNEI DE OLIVEIRA, pessoa humilde, trabalhador, zeloso e um grande profissional, sempre ao lado do futuro Engenheiro Civil – o polivalente Josias de Lara. Ambos tem feito a diferença nos trabalhos que executam. Josnei, como curiosidade, é santista de bom gosto e o Josias é palmeirense +++ Por fim – “papo de bar” que presenciei nos bairros de Guarapuava no dia de ontem: “este ano de eleições municipais vamos colocar gente nova e com boas idéias na Câmara Municipal de Guarapuava e também na Prefeitura, chega dos mesmos”. A voz do povo é a voz de Deus.