Assembleia Legislativa coloca em pauta projeto que valoriza literatura paranaense

Proposta está na Ordem do Dia desta terça-feira e prevê a promoção da Semana da Literatura Paranaense nos colégios públicos e privados do Estado.

Após ter sido aprovado pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), em 2017, e vetado pelo ex-Governador Beto Richa, o Projeto de Lei de autoria do deputado Requião Filho que propunha a criação da Semana da Literatura nas Escolas, foi reapresentado e deve entrar em pauta na sessão da tarde desta terça-feira.

O objetivo é promover um período de atividades diferenciadas para reverenciar escritores paranaenses como Helena Kolody, Emiliano Perneta, Domingos Pellegrini, Dalton Trevisan e Paulo Leminski, entre outros. Na justificativa, o deputado diz que o estilo das obras e o período histórico em que foram escritas, diferem entre os autores, fornecendo aos alunos perspectivas distintas acerca da realidade.

“Isto contribui para a formação e o desenvolvimento pessoal dos nossos estudantes, além de aprenderem com isto a valorizar e a conhecer a própria cultura, a própria história. Não há motivos para ser vetado, a não ser que o atual governo também entenda que promoções a cultura e a educação não sejam de interesse às nossas escolas”, acrescentou Requião Filho.

Quando apresentou a proposição, Requião Filho disse que, por entender que a matéria é de interesse de todos os paranaenses, vê o projeto como uma importante contribuição à valorização da literatura estadual, uma vez que grandes nomes de destaque nacional e internacional são daqui, colecionando prêmios e reconhecimento do público e da crítica.

O projeto 173/2021 estabelece que a Semana de Literatura Paranaense deverá ser promovida pelas escolas na segunda semana do mês de março de cada ano.