Artigo: Dialogar, planejar e construir

Guto Silva: “Esses três verbos do título acima serão meus guias no novo desafio na minha vida publica”

Esses três verbos do título acima serão meus guias no novo desafio na minha vida publica à frente da Secretaria de Estado do Planejamento. Com muita energia e trabalho. Seguindo as orientações do governador Ratinho Júnior, estamos levando ao Governo Federal as principais demandas do nosso Paraná. Estamos construindo uma relação saudável de trabalho e projetando parcerias em favor dos paranaenses.

Seguindo nessa trilha, estive na semana passada com a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet. Entreguei a ela detalhes dos três pleitos principais do Governo do Paraná para este início do segundo mandato do governador Ratinho Júnior. Tratamos da questão do Anexo C do Tratado de Itaipu, que envolve o fim do financiamento da usina e o desejo pelo Paraná em acessar uma parte dos novos recursos, o que pode ter um impacto econômico importante aqui no nosso Estado.

Aproveitei também para expor duas grandes obras estruturantes: a Nova Ferroeste, assunto que o Estado tem colocado como prioridade e é  estratégica para ampliar a logística de escoamento da produção agrícola; e as novas concessões das rodovias federais que compõem o antigo Anel de Integração. Com menor preço das tarifas e maior pacote de ampliação rodoviária no menor espaço de tempo.

Por fim, demonstrei que o Paraná está construindo hoje um Estado para muitas décadas. Destaquei isso à ministra através do nosso Banco de Projetos e do pacote de infraestrutura À Frente Paraná. Ela entendeu que o nosso Estado está planejado para o presente e o futuro. Estamos passando por uma profunda transformação e a ministra compreendeu que o Governo Federal pode ajudar o Paraná com a inclusão de novos projetos nossos no orçamento da União. Se o Paraná cresce, o Brasil também se desenvolve.

Como o governador Ratinho Júnior sempre diz, a população não quer saber de brigas politicas. Ela quer obras e serviços públicos de qualidade que impactem na vida delas. Embates políticos deixemos para o período eleitoral.  E é assim que vamos seguir: dialogando, planejando e construindo um Paraná mais humano e com infraestrutura moderna.

Guto Silva é secretario de Estado do Planejamento.