Aliel Machado defende maior participação das mulheres na política

Parlamentar participou do encontro estadual que debateu o tema em Curitiba

O deputado Aliel Machado (PSB) participou no último fim de semana do encontro estadual “Mulher na Política”, promovido pelo PSB Mulher Paraná. Também estiveram presentes lideranças nacionais e estaduais, como os deputados Luiz Romanelli e Luciano Ducci (ambos do PSB-PR), além da Secretária Nacional de Mulheres do PSB, Dora Pires.

Durante sua fala no evento, Aliel chamou a atenção para a necessidade de maior participação das mulheres na política. O deputado observou que, apesar de o PSB ter sete representantes – entre estaduais e federais -, não há nenhuma mulher parlamentar.

Ainda de acordo com o deputado, as mulheres têm um simbolismo muito grande na condução das famílias e também da sociedade, apesar de no contraponto elas ocuparem pouquíssimos espaços de decisão. “Se hoje a política está um grande caos é porque falta essa sensibilidade da mulher nessas decisões. Por isso lá em Brasília, eu sou defensor de que deveríamos para o legislativo sempre votar duas vezes, votar num homem e numa mulher, para que o legislativo fosse composto meio a meio”, defendeu Aliel.

Aliel ainda aproveitou para fazer um diagnóstico do atual momento político no país. “Nós vivemos um momento muito difícil. É um momento de negação da política, um momento de crise econômica, que afeta diretamente as famílias. E hoje há uma disputa no campo político pra definir que rumo o nosso país vai tomar. Essa negação da política prejudica aqueles que mais precisam e a grande razão da existência do PSB é a luta contra as injustiças, contra as desigualdades, elas destroem as famílias”, analisou o deputado.

Projetos – Em Brasília o parlamentar já debateu e apresentou projetos em defesa das mulheres. Entre eles o projeto sancionado recentemente pelo presidente e que prevê alterações na Lei Maria da Penha. De acordo com o PL, homens que respondem por agressão contra a mulher podem ter a arma de fogo apreendida após a denúncia. Já outro projeto neste sentido altera a Lei Ficha-Limpa e torna inelegíveis homens agressores de mulher.

O deputado também tem atuado para combater a violência contra a mulher nos municípios paranaenses. Através de emendas individuais, Aliel já destinou viaturas específicas para atendimento à violência contra a mulher para as Guardas Municipais de Ponta Grossa e Irati, na região Centro Sul.