Setran consolida investimentos em tecnologia, segurança e educação no trânsito

Os processos administrativos de protocolos de multas e recursos deixaram de utilizar meios físicos e passaram a ter opção online,

Com a pandemia, 2021 teve um grande fluxo de demandas em diversos setores da administração municipal. Na Secretaria de Trânsito e Transportes (Setran), não foi diferente. Os serviços do Estacionamento Regulamentado (EstaR) foram pausados para os agentes do serviços de estacionamento regulamentado e os de trânsito pudessem prestar apoio a Secretaria de Saúde, na organização das filas e de toda a logística da Campanha Guarapuava Imunizada. 

A Setran também fiscalizou locais passíveis de aglomeração como bancos, lojas, lotéricas e o terminal de transporte coletivo, orientando os colaboradores e garantindo o cumprimento dos decretos. Além dos trabalhos relacionados à pandemia, o ano também foi marcado por inovações tecnológicas para a Secretaria.

Os processos administrativos de protocolos de multas e recursos deixaram de utilizar meios físicos e passaram a ter opção online, através do credenciamento do município na Gestão Eletrônica de Processos (GEPROC) e no Sistema de Notificação Eletrônica (SNE). Além da facilidade de fazer tudo de casa, o usuário que aderir ao SNE, por meio de cadastro no site do Governo Federal e confirmação no aplicativo Carteira Digital, terá um desconto de 40% no pagamento antecipado de multas.

A Setran também implantou nas vias guarapuavanas a tecnologia de OCR, que faz reconhecimento óptico das placas dos veículos que passarem pelos locais de fiscalização eletrônica, coletando todas as informações necessárias. Foi concluído também o processo licitatório para aquisição de Lombadas Eletrônicas, que serão instaladas em pontos estratégicos da cidade.

Visando melhorar a segurança no tráfego, a Engenharia de trânsito atuou de maneira constante na realização de intervenções nas ruas de Guarapuava. A implantação de uma área de espera para motociclistas em cruzamentos controlados por semáforos, são um exemplo disso. Ainda para melhoria das vias, foram feitos 28 mil metros de pinturas de sinalização horizontal, além da colocação de2.324 placas de sinalização em toda a área central, bairros e distritos.

Para arrematar as medidas de segurança, estão as ações de educação no trânsito. Em 2021, a Secretaria realizou mais de 10 blitz educativas, além de palestras instrutivas focadas na direção defensiva com o objetivo de evitar acidentes em situações adversas.

Ações para 2022

Para 2022, a Secretaria de Trânsito e Transportes quer dar continuidade a renovação da sinalização vertical e horizontal no município, iniciar o processo de instalação das lombadas eletrônicas e implantar semáforos em pontos de conflito, que já possuem estudos técnicos relacionados.

Também está prevista a aquisição de duas motocicletas para fiscalização, de novos aparelhos de OCR, que serão instalados no Estacionamento Rotativo Regulamentado, e de aparelhos de rádio comunicação digital para os agentes, otimizando as operações de trânsito.

Já o Terminal Rodoviário de Guarapuava terá seu pátio fechado nos fundos e laterais. A entrada será exclusiva pelos acessos principais para pedestres e pelo portão de entrada para os ônibus, com o objetivo de proporcionar maior segurança aos usuários.

Paralisado por conta da pandemia, o projeto “Trânsito nas escolas” será retomado, assim como as palestras educativas em instituições de ensino e empresas. Completando o projeto educacional, a SETRAN vai construir uma “minicidade do Trânsito”, com ruas sinalizadas e todos os demais componentes existentes em uma cidade de verdade, para realização de aulas práticas sobre o trânsito para as crianças guarapuavanas.