SENAR-PR retoma cursos presenciais a partir de 13 de outubro

Medida vale para mais de 150 capacitações do catálogo e para municípios onde o decreto local permita aulas

Após mais de seis meses, o SENAR-PR retoma, a partir do dia 13 de outubro, parte dos seus cursos presenciais (confira a lista abaixo) em diversos municípios do Paraná. A medida adotada pela entidade atende às orientações dos decretos locais, que permitem a realização de capacitações conforme as orientações dos órgãos de saúde.

Os cursos presenciais do SENAR-PR foram interrompidos no final de março. Na época, a decisão estava alinhada à necessidade da quarentena e do isolamento social, conforme orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde, além de decretos federal, estadual e, até mesmo, alguns municipais.

Por medida de segurança, alguns dos cursos do SENAR-PR ainda não serão disponibilizados no formato presencial. As capacitações nos dois Centros de Treinamentos Agropecuários do SENAR-PR, em Ibiporã, na região Norte, e Assis Chateaubriand, na região Oeste, também não serão retomados neste primeiro momento.

Para o retorno das aulas presenciais, o SENAR-PR elaborou um documento com uma série de protocolos, para garantir a saúde dos produtores, trabalhadores rurais, familiares e dos instrutores da entidade. As medidas envolvem desde o uso de máscara, álcool em gel, distanciamento social em sala de aula e até a redução do número de participantes por turma.

“Durante esse período de quarentena, o SENAR-PR realizou uma série de processos para atualizar os instrutores, os planos de aulas e as condições físicas dos locais para quando voltassem os cursos. A partir de agora, nas cidades onde existem decretos que permitam aula presencial, estamos retornando as atividades, seguindo todas as regras de segurança”, afirma Débora Grimm, superintendente do Sistema FAEP/SENAR-PR.

A partir de agora, os locais que vão receber as aulas serão supervisionados para verificar se atendem aos protocolos de segurança e distanciamento social. Ainda, os produtores e trabalhadores rurais que forem fazer um curso do SENAR-PR, além dos materiais didáticos, vão receber um kit de segurança com máscaras e álcool em gel. E, antes do início das aulas, o instrutor responsável vai realizar uma apresentação para reforçar as medidas de segurança.

Dentre os diversos cursos que serão retomados, dois em especial possuem detalhes específicos. O título “Inspetor em Manejo Integrado de Pragas em Soja (MIP-Soja)”, na safra 2020/21, será ofertado em dois formatos: híbrido (parte a distância e parte presencial) e totalmente presencial. Já os cursos dos Programas Jovem Agricultor Aprendiz (JAA) vão acontecer apenas à distância.