Secretaria de Saúde faz levantamento sobre focos da dengue

O trabalho da Divisão de Vigilância Ambiental, que está em seu segundo ciclo segue até 12 de março

A secretaria municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde – Divisão de Vigilância Ambiental, segue com o trabalho de levantamento de focos do Aedes aegypt em Guarapuava.

O trabalho entra no segundo ciclo e segue até 12 de março. O método considerado muito eficiente é rápido e simplificado,oferecendo indicadores do inseto e permite conhecer a distribuição do vetor Aedes aegypti.

O primeiro Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa), foi realizado no período de 04/01/2021 a 15/01/2021. Nesse ciclo, 2.354 imóveis foram inspecionados com 4 focos encontrados com larvas do Aedes aegypti. Até agora, mais 26 focos com larvas do Aedes foram detectados.

Devido à pandemia do coronavírus, a Vigilância em Saúde Ambiental não está realizando visita intra-domicilio, obedecendo as recomendações de distanciamento. O isolamento social tem dificultado o ingresso ao interior dos imóveis.

Por isso é importante que cada morador cuide do seu quintal retirando objetos que possam acumular água parada e, se apresentar sintomas da enfermidade, buscar a unidade de saúde mais próxima.

Medidas Preventivas – O trabalho dos agentes consiste em visitar domicílios, eliminar focos e remover reservatórios. A população deve ser consciente e contribuir evitando água parada, tampando tambores, poços, cisternas e reservatórios e colocando areia fina na borda dos recipientes com plantas.

O atual período de calor e de chuva, é favorável à reprodução do Aedes aegypti.

Denúncias sobre possíveis focos de dengue podem ser feitas pelo canal da ouvidoria através do telefone: 156.