Projeto Água da Serra tem nova etapa lançada

Evento promoveu o plantio de árvores às margens do Rio das Pedras, na Comunidade Bethânia

Lançado mais uma etapa do projeto Águas da Serra, desenvolvido pela prefeitura de Guarapuava, por meio da secretaria do Meio Ambiente (SEMAG), com o apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O evento promoveu o plantio de árvores às margens do Rio das Pedras, na Comunidade Bethânia, e contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Sustentável e Turismo do Paraná, Márcio Nunes. 

“Um projeto grandioso que vai trazer a manutenção e a renovação do nosso manancial, com plantio de mais de cem mil árvores. Assim, mais de 100 nascentes serão preservadas e recuperadas. Vai trazer muita melhoria para nossa cidade e a garantia de um futuro melhor”, declarou o vice-prefeito e secretário de Obras, Samuel Ribas, representando o prefeito Celso Góes.

Em um levantamento da Sanepar, a água do Rio das Pedras é considerada a segunda melhor do Estado, ou seja, precisa de menos produtos químicos no processo de tratamento para torna-la potável. “Sendo assim, nós temos o dever de preservar e até recuperar alguns pontos que não estão de acordo”, afirmou o secretário do Meio Ambiente, Celso Araújo.

“Nós vamos plantar cem mil mudas em todo o manancial do Rio das Pedras, que abastece a cidade de Guarapuava. Então, a gente tem um carinho muito especial por ele, porque é a nossa menina dos olhos e talvez seja o bem mais precioso que Guarapuava tem”, complementou,

Já Márcio Nunes refletiu sobre a importância do projeto para toda a comunidade. “Na vida do homem, temos algumas coisas que são fundamentais: nós precisamos de ar para respirar, de água para beber e precisamos da terra para plantar a nossa comida. Não cabe mais na história do ser-humano poluir o ar, a água e a terra. Por isso esse projeto é de extrema importância, porque vai recuperar tudo o que foi destruído”, declarou.

O lançamento contou, ainda, com a presença da Deputada Estadual Cristina Silvestri que salientou o problema da falta de recursos hídricos no país: “É um momento muito especial em que o mundo inteiro está sofrendo com a falta de água. Não é só o Paraná, não é só o Brasil, mas é o mundo, e eu fico muito feliz em ver que Guarapuava tá dando um exemplo”, disse.

Também estiveram presentes os secretários Itacir Vezzaro (Agricultura) e Katriane Mila (Turismo e Eventos) e os vereadores Cris Wainer, Cristóvão da Cruz, Danilo Dominico, Dognei, Márcio Carneiro, Nego Silvio e Professora Bia.