Professora da Unicentro tem capítulo em livro de economia

Josélia Teixeira participou, como co-autora, no livro “Handbook of International Business Policy”

A professora do Departamento de Ciências Econômicas da Unicentro, Josélia Teixeira, participou como co-autora no livro “Handbook of International Business Policy”, publicado pela editora inglesa Edward Elgar e lançado no mês de abril.

Intitulado “Inward FDI screening: recent developments and select cases studies” (Restrições ao fluxo de Investimento Externo Direto: recentes desenvolvimentos e alguns casos selecionados), o capítulo analisa os desenvolvimentos recentes nas políticas de negócios internacionais e aborda as restrições ao fluxo de investimento interno,  externo e direto.

O conteúdo foi escrito em parceria com a ex-secretária de Indústria de Portugal, Ana Teresa Tavares-Lehmann, da Universidade do Porto.

“Nós fizemos vários estudos de casos comparando esses fluxos e, principalmente, as regulações que restringem o investimento externo nos países e chegamos à conclusão que alguns países apontam a segurança nacional como a principal evidência para restringir a entrada de investimentos em alguns setores da economia”, explicou a professora Josélia.

A obra da qual Josélia faz parte é composta por capítulos que abordam investimentos externos internacionais e é direcionado, principalmente, a economistas que trabalham nessa área. O livro teve a participação, inclusive, de profissionais da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad).

Economistas renomados de universidades da Europa e dos Estados Unidos também fizeram parte da produção e a professora Josélia é a única brasileira entre eles. “É uma oportunidade sem igual. Foi muito especial esse convite para fazer parte desse projeto”, destacou.

Além disso, a professora acrescentou que essa participação é uma oportunidade de dar visibilidade para a Unicentro no cenário internacional. “Poder contribuir com uma área de pesquisa que eu já trabalho e ter acesso a essa oportunidade de divulgar o trabalho científico e divulgar o nome da Unicentro. É um trabalho que para mim é considerado bastante especial”, finalizou.