Procons e Febraban orientam consumidor durante o Caranaval

Os cuidados incluem orientação com as senhas bancárias, atenção aos pertences pessoais e sobre transações financeiras seguras

Durante o Carnaval é preciso não esquecer os cuidados que todo consumidor deve ter para evitar transtornos financeiros. Para auxiliar nesse processo, o Procon Municipal de Guarapuava, juntamente com o Procon-PR e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), divulgaramm uma série de dicas e orientações para que os consumidores se protejam durante as festividades.A iniciativa é resultado de um termo de cooperação técnica firmado entre o Procon-PR, os Procons Municipais do Paraná e a Febraban, visando divulgar a plataforma “Meu Bolso em Dia”. Essa plataforma oferece conteúdos de educação financeira, dicas para sair de dívidas, organizar ganhos e evitar o superendividamento.

Além disso, durante o Carnaval, serão veiculados áudios em todas as rádios do Paraná para alertar os consumidores sobre os cuidados necessários com seus cartões de crédito e telefones celulares, especialmente em locais com grandes aglomerações de pessoas.

A superintendente do Procon de Guarapuava, Luava Esteche, destaca a importância da prevenção e da informação adequada para evitar prejuízos durante o Carnaval. “A prevenção e a disseminação de informações são essenciais para proteger os consumidores durante o carnaval, pois é comum ocorrerem situações como troca de cartões, furto e roubo de celulares, entre outros incidentes”, pontuou.

A superintendente alerta, ainda, que caso o consumidor seja vítima de algum golpe financeiro, é importante entrar em contato imediato com o banco, registrar um boletim de ocorrência e formalizar uma reclamação nos canais de atendimento do Procon. Essas medidas são fundamentais para resolver a situação e proteger os direitos do consumidor.

A Febraban também compartilha algumas dicas importantes para o Carnaval:

– Reutilize peças do seu guarda-roupa para criar fantasias econômicas;

– Faça uma lista dos acessórios e materiais necessários para compor o visual e opte por materiais baratos e reciclados;

– Organize compras conjuntas com amigos ou familiares para adquirir materiais por atacado;

– Proteja as crianças com pulseiras de identificação e nunca as deixe desacompanhadas;

– Esteja atento aos pertences, como celulares, e redobre a segurança durante os eventos.

Adriano Volpini, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban, fala da importância de proteger as senhas bancárias e de adotar medidas de segurança, como a ativação da biometria facial nos celulares. Ele também recomenda o uso do aplicativo “CelularSeguro”, disponibilizado pelo Ministério da Justiça, para ajudar a proteger os dados em caso de roubo ou tentativa de golpe.

Durante o uso de cartões de crédito ou débito, é fundamental estar atento ao valor das transações e desconfiar de terminais com visores danificados. Caso ocorra o roubo de celular ou cartão, é necessário entrar em contato imediato com o banco para bloqueá-los.

Com essas orientações, os consumidores poderão aproveitar o Carnaval com mais tranquilidade e segurança.