Previsão é para falta de água em Guarapuava nesta terça

Motivo é a realização de obras na captação do Rio das Pedras, para interligar três novos conjuntos motobombas às estruturas existentes

A Sanepar informou que, nesta terça feira (13), realizará obras na captação do Rio das Pedras, para interligar os três novos conjuntos motobombas às estruturas existentes. Com isso, pode haver interrupção no abastecimento de água em alguns pontos da cidade.

Responsáveis pela adução da água, os novos equipamentos vão aumentar em 27% a capacidade de produção de água tratada do sistema, como explicou a Sanepar.

De acordo com o gerente regional da Sanepar, Adão Alisson Slompo, a intervenção desta terça será complexa, uma das etapas mais importantes da obra, que dará início à captação, por meio de sistema automatizado.

A execução da obra, no entanto, requer que haja ao menos duas paradas no abastecimento porque serão feitas interligações dos novos equipamentos, que têm maior potência, ao sistema de captação já existente no Rio das Pedras.

Conforme a Sanepar, nesta etapa, na terça, o abastecimento será mantido pela água estocada nos centros de reservação. Entretanto, na medida em que o produto for sendo consumido, poderá ocorrer baixa pressão ou falta d’água temporária em pontos da rede de distribuição.

A previsão, segundo a Sanepar, é a de que a captação volte a operar ainda na terça-feira, mas a paralisação temporária da produção pode refletir no fornecimento de água durante os dias seguintes, com intermitência em pontos da rede de distribuição.

“A normalização do nível dos reservatórios ocorre de forma gradual, até que o sistema recupere o equilíbrio entre a produção e a demanda de água”, explicou o gerente.

Vale ressaltar que a realização dos serviços está sujeita às condições meteorológicas. Caso não seja possível executá-los na data prevista, a Companhia divulgará uma nova data.

Em caso de dúvidas, o Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115, que funciona 24 horas.