Prefeitura explica manutenção de decreto

A partir de agora, o trabalho da Saúde passará a ser feito em sistema de bandeiramento

Em live, pelas redes sociais, no final da tarde desta segunda-feira (31), o prefeito Celso Góes anunciou que estão mantidas as medidas restritivas de combate à Covid-19, e prorroga o decreto até às 23:59 h do próximo domingo (06).

Segundo a prefeitura, a decisão se baseia em informações técnicas com avaliação epidemiológica da doença em Guarapuava. Desde o fim de semana, o prefeito, secretários municipais e líderes de vários segmentos da sociedade discutiram e decidiram pela manutenção do decreto.

“A decisão se justifica já que as medidas restritivas mostram ligeira melhora no quadro, revelando resultados positivos, com redução no número de casos de contaminação e óbitos, mas ainda é preciso ter o controle dos resultados epidemiológicos”, disse o secretário Jonilson Pires.

Os números, conforme a Saúde, ainda não estão sob controle. Há uma tendência de queda, mas os atendimentos nos hospitais e unidades de saúde ainda são altos e precisam baixar.

Com o trabalho ainda no limite, a prioridade passa a ser o controle da estabilização no número de atendimentos. Um novo momento pode ser admitido quando houver o controle desta curva, mas é preciso que esteja em baixa.

O secretário da saúde, Jonilson Pires e o prefeito Celso Góes, também falaram que a partir de agora, o trabalho da Saúde de Guarapuava, passará a ser feito em sistema de bandeiramento. isto é, por meio de cores, que deve servir de guia para controle dos dados epidemiológicos.

Diariamente serão levantados dados que devem indicar os casos de contaminados e de óbitos, onde também será levado em conta a capacidade de atendimento do sistema de saúde de Guarapuava.