População pode opinar sobre o orçamento de Guarapuava para 2024

Enquete da prefeitura busca consultar cidadão sobre quais áreas devem ser priorizadas pela administração

Os moradores de Guarapuava tem mais uma forma de fazer sua opinião chegar ao Poder Público. Isso acontece porque a prefeitura abriu uma enquete consultando a população a respeito de quais elementos devem ser priorizados na construção do orçamento público para o próximo ano.

As informações levantadas serão utilizadas na construção da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Esse documento estabelece quais são as prioridades para a construção da Lei Orçamentária Anual (LOA),que é onde é descrito quais os custos, investimentos e verbas previstas para todo o ano de 2024.

Poder Legislativo e o orçamento público

Ambos documentos são construídos pelo Executivo e encaminhados para votação dos vereadores. Lembrando que o Legislativo pode propor emendas a essas leis para se adequarem aos preceitos estabelecidos pelo Plano Plurianual (PPA), que é proposto a cada quatro anos. A construção dessas Leis seguindo todos os objetivos e metas já estabelecidos no PPA é o que garante a continuidade de políticas públicas.

Além disso, os vereadores, por conhecerem as necessidades da população de perto em sua atuação como agentes, também podem sugerir mudanças nesse orçamento. Mas, é claro, que isso precisa estar de acordo com as diretrizes pré-estabelecidas.

Para Participar – É possível responder a enquete referente ao Orçamento do Município de Guarapuava para o ano 2024 pelo link abre.ai/ldoguarapuava.

No questionário, o cidadão deve selecionar a área de atuação que a Administração deverá priorizar.