População de Entre Rios recebe novo playground inclusivo
Iniciativa, que faz parte do Programa Parques e Praças da prefeitura, vai proporcionar um novo espaço de lazer divertido e inclusivo na Vila Nova Esperança
A população de Entre Rios recebeu, nesse domingo (23), da Prefeitura de Guarapuava, o novo Playground Inclusivo da Praça Wendelin Werner. O espaço vai garantir que as crianças das cinco colônias tenham acesso ao lazer, diversão e inclusão.
A obra integra o Programa Parques e Praças, a maior iniciativa de revitalização de espaços públicos na cidade. Ainda neste domingo, o prefeito Celso Góes anunciou a construção de uma pista de skate e novos estacionamentos no local.
“Esse novo espaço vai garantir que todas as nossas crianças tenham um parquinho para brincar. Essa inclusão é linda. Mas encarecidamente nós pedimos para a comunidade ajudar e a cuidar porque provavelmente a manutenção é mais difícil. Pedimos para os adultos não usarem, deixar as crianças usarem, ajudar a cuidar porque é um parquinho muito bonito”, sublinhou o prefeito, Celso Góes.
“O parque da frente da Prefeitura, vive lotado de crianças. Então, estamos felizes em inaugurar esse novo parque aqui em Entre Rios. Já está no planejamento, estacionamento para o lado direito e para o lado esquerdo para que as pessoas da igreja e das residências possam ter um lugar para estacionar o carro. Também vamos instalar uma pista de skate, que também já está no projeto”, completou.
“Este parque foi pensado para que todas as crianças pudessem desfrutar, brincar e se divertir. Este é um espaço que possui equipamentos que podem receber cadeiras de roda, por exemplo. As crianças que têm alguma deficiência de mobilidade, podem entrar no gira-gira, podem subir no balanço e utilizar, brincar como todas as crianças. As crianças que têm autismo podem se divertir, porque o parquinho também tem equipamentos sensoriais. Por isso, todos nós estamos muito felizes”, ressaltou o secretário de Planejamento e Urbanismo, Paulo Dirceu Rosa de Souza.
O espaço possui uma área total de 238 metros quadrados. O investimento de R$ 562 mil, por meio do Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento), garantiu a instalação de um circuito sensorial inclusivo compacto, balanço duplo adaptado, gira-gira inclusivo e piso emborrachado monolítico drenante e permeável.