Pequenos comércios do Paraná terão apoio de grandes empresas

São elas Ambev, Aurora Alimentos, BRF, Coca-Cola Brasil, Grupo Heineken, Mondel?z International, Nestlé e PepsiCo

O Paraná será um dos estados beneficiados pelas ações do Movimento Nós, uma iniciativa de oito grandes empresas para apoiar os pequenos varejos a superarem a crise causada pela pandemia do novo coronavírus. Nessa quinta-feira (06), o governador Ratinho Junior participou de uma videoconferência com executivos das companhias envolvidas no projeto. A proposta do Movimento Nós é contribuir com a retomada de 21 mil estabelecimentos comerciais do Estado, que empregam cerca de 65 mil pessoas.

Formado pela Ambev, Aurora Alimentos, BRF, Coca-Cola Brasil, Grupo Heineken, Mondel?z International, Nestlé e PepsiCo, que figuram entre as principais companhias de alimentos e bebidas do País, a iniciativa atua em quatro eixos. A ideia é ajudar na retomada das atividades e garantir a reabertura de comércios locais, como bares, lanchonetes, padarias, mercearias, empórios e restaurantes.

Ratinho Junior ressaltou que a proposta do movimento vem ao encontro das medidas tomadas pelo Estado para garantir a sobrevivência dos negócios paranaenses, principalmente das micro e pequenas empresas. “Estamos abertos a construir soluções com a iniciativa privada e com grandes empresas preocupadas com este momento e têm boa vontade de adotar iniciativas que possam contribuir com as pessoas afetadas”, afirmou.

“Temos um programa extenso para diminuir os impactos da pandemia e planejar a retomada econômica, mas também aceitamos novas sugestões”, disse o governador. “Desde o início da pandemia, zeramos o pagamento de ICMS de micro e pequenas empresas, a Fomento Paraná destinou certa R$ 480 milhões em créditos para autônomos e pequenos empresários e também vamos lançar uma série de iniciativas e pequenas campanhas para reativar a economia, semelhantes às adotadas pelo movimento”, salientou.

União – Para Victor Bicca, diretor de Relações Governamentais da Coca-Cola, as companhias deixam a concorrência de lado para contribuir com aqueles que mais são afetados com a diminuição da atividade econômica e pelas medidas adotadas para evitar a disseminação do coronavírus. Juntas, as oito empresas devem investir mais de R$ 370 milhões, beneficiando em todo o Brasil aproximadamente 300 mil estabelecimentos, com cerca de 1 milhão de empregados e que geram um impacto positivo a até 3 milhões de pessoas.

(box) Conheça o Movimento Nós

O suporte do Movimento Nós aos pequenos varejistas está dividido em quatro frentes, estruturadas para contemplar os principais desafios enfrentados pelo pequeno comerciante na retomada de suas atividades. Outras empresas, de diferentes setores, também podem contribuir com as ações.

O primeiro eixo envolve a reabertura segura, com foco na saúde. Neste período de transição, o Movimento Nós compartilhará com os varejistas protocolos e treinamentos de proteção e saúde, kits com máscaras, álcool em gel, cartilha de boas práticas, cartazes, entre outros itens.

A segunda frente tem relação com o reabastecimento facilitado do estoque. Respeitando as políticas comerciais de cada companhia integrante da coalizão, as empresas, de forma independente, comprometem-se a oferecer condições comerciais mais facilitadas para ajudar os pequenos pontos de venda a se reabastecerem, especialmente na primeira compra.

Os benefícios incluem prazos maiores e mais parcelas de pagamento, crédito digital para a primeira compra, descontos especiais, produtos bonificados e produtos consignados. Também está previsto o fortalecimento da relação entre comércios locais e consumidores. As empresas terão ações para estimular o consumo quando os estabelecimentos puderem retomar as atividades, ajudando o pequeno varejista a melhorar sua rentabilidade por, pelo menos, três meses.

Outro eixo diz respeito ao fortalecimento entre comércios locais e consumidores. Entre as ações desenhadas estão a reposição de estoques de produtos com descontos adicionais aos valores totais dos pedidos ou em itens selecionados; seleção de produtos com promoção especial, cujo desconto pode ser repassado para o consumidor; retorno de créditos a cada compra, para ser usado em pedidos futuros (cashback), entre outras ações.

Também foi criada uma campanha publicitária – filmada na Mercearia Fantinatto, em Curitiba – com o intuito de conectar o consumidor ao pequeno varejo, mostrando a importância de privilegiar as compras no pequeno comércio local.

Por fim, a iniciativa também vai atuar na divulgação de informações relevantes do mercado. Pelo site www.movimentonos.com.br, os comerciantes podem ter acesso a informações públicas e às oportunidades oferecidas por governos, entidades e pelo próprio mercado às micro e pequenas empresas, como linhas de crédito, facilidades, entre outras medidas.