Novos conselheiros municipais de Saúde tomam posse

Foram empossados os 32 novos membros do órgão colegiado e composta a mesa diretora

Após a 14º Conferência Municipal de Saúde de Guarapuava realizada em 21 de março de 2023. Na tarde do último dia 28 de março de 2023, no auditório da Uniguairacá, foram empossados os 32 novos membros do Conselho Municipal de Saúde e realizada a eleição da nova mesa diretora do órgão, que atuará no biênio 2023/2025.

“Desejo aos novos conselheiros uma boa gestão. Sabemos da importância que o conselho de Saúde tem para a efetivação dos direitos, fiscalização, acompanhamento e monitoramento de todas as políticas públicas de saúde nas suas mais diferentes áreas. Essa é a forma mais transparente de contato com a população”, destacou a secretária municipal de Saúde, Chayane Andrade Ceroni.

Funções do Conselho Municipal de Saúde 

O Conselho Municipal de Saúde tem com principais funções: fortalecer a participação e o Controle Social no SUS, mobilizar e articular a sociedade de forma permanente na defesa dos princípios constitucionais que fundamentam o SUS; elaborar o Regimento Interno do Conselho e outras normas de funcionamento; discutir, elaborar e aprovar propostas de operacionalização das diretrizes aprovadas pelas Conferências de Saúde; atuar na formulação e no controle da execução da política de saúde, incluindo os seus aspectos econômicos e financeiros, e propor estratégias para a sua aplicação aos setores público e privado.

O funcionamento do Conselho Municipal de Saúde prevê reuniões plenárias mensais e extraordinárias, comissão executiva, comissões permanentes e temáticas.

Conselho Municipal 

O Conselho Municipal de Saúde de Guarapuava, foi criado pela lei orgânica do município de 15 de julho de 1991 e atualizada pelas leis n.º 1857/2009 e Lei nº. 2493/2015 de 12 de dezembro de 2015 em conformidade com as disposições estabelecidas na Lei Orgânica da Saúde sob n.º 8080/90, de 19 de Setembro de 1990 e Lei nº. 8.142/90 de 28 de Dezembro de 1990 e Resolução do Conselho Nacional de Saúde n.º 453, de 10 de maio de 2012.

É composto por membros titulares e suplentes dos segmentos gestor, prestador público, privado conveniado ao Sistema Único de Saúde (SUS); trabalhadores da área da saúde; usuários do SUS e representantes de instituições da Sociedade Civil Organizada, conforme lei municipal de 15 de dezembro de 2015.

Veja a lista completa dos membros do conselho e instituições representadas, AQUI.

Mesa Diretora

Presidente: Joarez Camargo

Vice-presidente: Altair Ângelo dos Santos

Primeira secretária: Viviane dos Santos

Segundo secretário: Antônio A. de Paula Junior

Secretária executiva: Ana Paula Serra de Araújo