Novos agentes de trânsito passam por treinamento para conclusão de formação

Os futuros servidores estiveram em campo aprendendo sobre ações de práticas operacionais

Na sexta-feira (24), a Secretaria de Trânsito e Transportes (SETRAN), promoveu o treinamento de novos agentes de trânsito no município. A formação é determinada pelo Ministério da Infraestrutura/Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN).“Estamos realizando esse curso que é uma obrigatoriedade conforme prevê a portaria número 966/2022 da SENATRAN e tem a finalidade de capacitar os Agentes da Autoridade de Trânsito a realizarem as fiscalizações no município de sua circunscrição. A importância desse curso é capacitar os novos servidores para que desempenhem suas funções com conhecimento e segurança”, destacou o secretário da Pasta, Adalberto Campos.

Dividido em nove módulos, o curso possui carga horária de 200 horas. Ao longo da formação foram abordados os seguintes temas: Legislação de Trânsito, Noções de Engenharia de Tráfego e Sinalização de Trânsito, Legislação de Trânsito Aplicada, Ética e Cidadania, Psicologia Aplicada, O Papel Educador do Agente, Língua Portuguesa e Operação e Fiscalização de Trânsito e Prática Operacional.

Nesta sexta-feira (24), os novos agentes estiveram nos cruzamentos de ruas movimentadas da cidade, realizando ações práticas do último módulo. Na oportunidade, eles aprenderam sobre a sinalização em semáforos, controle do trânsito, uso do apito e sobre o bloqueio de trânsito.

Segundo o orientador da equipe, José Sidney Mendes de Siqueira Filho, os novos agentes estão aprendendo todas as ações de execução das atividades.

“Estamos com essa turma que está concluindo o curso a campo para eles já entenderem como funciona o trabalho na rua para que possam desempenhar as funções da melhor forma possível. A SETRAN tem uma estrutura boa, está com agentes novos e vai aumentar a fiscalização para prevenir acidentes e ordenar o trânsito, proporcionando melhor qualidade de vida para a população de Guarapuava”, ressaltou o orientador.

“A formação está sendo bem interessante e muito funcional. Faz um tempo que iniciamos e essa parte prática está sendo bem importante e pertinente para entendermos como tudo funciona. A maioria dos orientadores são formados há mais de dez anos e têm uma bagagem muito boa de informação para nós”, comentou o agente em formação, Cleberson Pontes.

Na próxima sexta-feira (1), será realizada a entrega dos certificados para os novos agentes que concluírem com êxito a formação.