Lombadas eletrônicas de Guarapuava são aferidas pela SETRAN

Ação anual é prevista pela resolução 798/2020 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran)

A Secretaria de Trânsito e Transportes de Guarapuava (Setran) continuou, nesta terça-feira (28), com a aferição das lombadas eletrônicas na cidade. As atividades estão sendo realizadas em todos os 14 pontos do perímetro urbano.

A ação faz parte de um cronograma que visa garantir a precisão e o bom funcionamento dos equipamentos, trazendo mais transparência e segurança para os condutores e pedestres.

Adalberto José de Campos, secretário da Setran, ressaltou a importância da aferição. “Dando prosseguimento às ações da nossa Secretaria, nos dias 27, 28 e 29 de maio, estamos realizando a aferição anual dos nossos radares e lombadas. Isso é previsto no Código de Trânsito Brasileiro e na resolução 798/2020.  Estamos realizando esse procedimento para garantir que todos os nossos radares estejam legalizados”, comentou.

Campos informa que a aferição é realizada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem-PR), que estão conduzindo os trabalhos durante os três dias. “Nossos agentes estão no local para acompanhar e dar suporte. As aferições começaram na segunda-feira, cobrindo todos os radares e lombadas”, explicou.

Esta operação faz parte de um esforço contínuo da Secretaria para melhorar a segurança nas vias urbanas. Nesta quarta-feira (29), as aferições continuarão conforme o cronograma divulgado, abrangendo outros pontos críticos da cidade.

A Setran informa também, que, o procedimento pode causar variações no fluxo de trânsito e exige que os motoristas mantenham a velocidade reduzida nesses pontos para evitar acidentes.