Itaipu terá repositório com produções acadêmicas de seus empregados
A iniciativa é do Ecomuseu de Itaipu, Centro da Memória da Eletricidade e Universidade Corporativa
O Ecomuseu de Itaipu e o Centro da Memória da Eletricidade vão implantar o Repositório Institucional Itaipu Binacional (RIIB). A iniciativa envolve diretamente a Biblioteca da Margem Esquerda e conta com a parceria da Universidade Corporativa de Itaipu. A ação é uma das atividades previstas para marcar as comemorações dos 37 anos do Ecomuseu de Itaipu, inaugurado em 16 de outubro de 1987.
Segundo Tatiara dos Santos Damas Ribeiro, da Divisão de Educação Ambiental, “trata-se de uma iniciativa para reunir, organizar, disseminar e dar acesso à produção técnico-científica dos colaboradores da Itaipu e à produção institucional da empresa”.
O objetivo é guardar esta produção e preservá-la para viabilizar seu acesso a longo prazo, contribuindo para a preservação da memória institucional e para a gestão do conhecimento. Por isso, ela reforça que “a participação dos empregados é voluntária, mas essencial para o sucesso desta ação. Esperamos uma ampla participação de todos”.
Como será
Para a implantação e desenvolvimento do projeto será realizado um mapeamento das produções institucionais e técnico-científicas dos empregados, que tenham relação com a Itaipu Binacional. O objetivo é identificar um acervo potencial para o compor o RIIB.
A identificação das publicações institucionais envolverá as Diretorias, que indicarão pontos focais para participarem e apoiarem o processo.
Participação de empregados
Para o mapeamento das publicações técnico-científicas dos empregados, o Ecomuseu de Itaipu e o Centro da Memória da Eletricidade enviaram, também com o apoio da Universidade Corporativa, um e-mail com formulário online para identificar profissionais da empresa que tenham este tipo de produção. O prazo para preenchimento é dia 11 de outubro de 2024.
Outras ações
Além dessa atividade programada para marcar as comemorações dos 37 anos do Ecomuseu de Itaipu, está prevista a inauguração de oito Espaços de Memória (Diretoria Financeira, Casa do Coral, Relações Públicas, Imprensa, Segurança Empresarial, Centro da Documentação, Laboratório de Concreto e Diretoria de Coordenação/ODR.CD); apresentação do relatório final do Diagnóstico de Gestão Documental; e o lançamento do Projeto de História Oral “50 Anos da Itaipu Binacional: suas histórias e depoimentos”.