Itaipu é novo membro da Associação Internacional de Engenharia e Pesquisa Hidroambiental

Organização reúne estudiosos do tema desde 1935

A Itaipu Binacional acaba de se tornar membro da Associação Internacional de Engenharia e Pesquisa Hidroambiental (IAHR, sigla em inglês para International Association for Hydro-Environment Engineering and Research). Fundada em 1935, é uma organização mundial independente de engenheiros e especialistas em água que trabalham em campos relacionados às ciências hidroambientais e suas aplicações práticas. Atualmente, tem mais de 5.450 membros, entre indivíduos, instituições e empresas.

As atividades estudadas variam de hidráulica fluvial e marítima a desenvolvimento de recursos hídricos e eco-hidráulica, passando por engenharia de gelo, hidroinformática e educação e treinamento contínuos. A IAHR estimula e promove tanto a pesquisa quanto sua aplicação e, ao fazê-lo, se esforça para contribuir para o desenvolvimento sustentável, a otimização da gestão de recursos hídricos do mundo e processos de fluxo industrial.

As atividades da Associação estão intimamente ligadas tanto aos trabalhos da Itaipu em relação à preservação do reservatório, como às ações de recuperação de bacias hidrográficas.

A IAHR atinge seus objetivos por meio de uma ampla variedade de atividades de membros, incluindo: grupos de trabalho, agenda de pesquisa, congressos, conferências especializadas, workshops e cursos de curta duração; periódicos, monografias e anais; pelo envolvimento em programas internacionais como UNESCO, WMO, IDNDR, GWP, ICSU e pela cooperação com outras organizações (inter)nacionais relacionadas à água.

Os representantes da Itaipu na IAHR são Giovanni Gomes Villa Trinidad, Elio Emanuel Romero Lopez, Mariana Maria Werlang, Luiz Henrique Maldonado, José Mariano Quevedo Aguadé e Roberto Hiroshi Takahashi, da Divisão de Estudos Hidrológicos e Energéticos (OPSH.DT); Andre Luiz Watanabe e Andre Luiz Watanabe, da Divisão de Reservatório (MARR.CD); e Ligia Leite Soares, chefe do escritório de Brasília.

A empresa faz parte do Comitê de Hidráulica Fluvial; Grupo de Trabalho sobre Curso de Treinamento em Hidrometria; Grupo de Trabalho sobre Sedimentação de Reservatório; Comitê de Métodos Experimentais e Instrumentação; Comitê de Mecânica de Fluidos; Comitê de Estruturas Hidráulicas; Comitê de Adaptação às Mudanças Climáticas; Comitê de Ecohidráulica; Comitê de Gestão de Risco de Inundação; Comitê Conjunto sobre Hidroinformática; Comitê de Gestão de Recursos Hídricos; Grupo de Trabalho sobre Drones em Hidráulica e Grupo de Trabalho sobre Operações de Sistemas Hídricos.