‘Informação Salva Vidas’ tem o primeiro Dia D no Primavera

Ação faz parte das ações do grupo que reúne mais de 30 instituições parceiras, entre elas as secretarias municipais

Nesse sábado (06), ocorreu o primeiro Dia “D” Informação Salva Vidas de 2023. O projeto, que teve início em 2022, iniciou o ano no bairro Primavera. O evento faz parte das ações do grupo “Informação Salva Vidas”, que reúne mais de 30 instituições parceiras, entre elas as secretarias municipais, e tem o objetivo de levar para a população, informações, serviços e atividades de lazer, tendo como foco principal, a saúde mental dos guarapuavanos.

“A saúde mental é uma prioridade. Sabemos da importância destas ações para levar informações de qualidade aos guarapuavanos. O ‘Informação Salva Vidas’ vem gerando diversos resultados e conseguimos observar uma boa aceitação dos moradores da Vila Concórdia, no bairro Boqueirão. Começamos o ano ampliando esse projeto para uma nova região da cidade”, destacou o prefeito de Guarapuava, Celso Góes.

“Nós buscamos por meio dessas informações a prevenção ao suicídio. Sabemos da importância da informação para um trabalho eficaz de prevenção. O nosso intuito é  orientar onde buscar ajuda e saber que não estamos sozinhos. Essa união está contribuindo muito para a qualidade de vida do cidadão guarapuavano”, complementa a integrante do departamento de comunicação do grupo, Mônica Córdova.

Com uma programação para todas as idades, os moradores puderam participar de atividades, sorteios e ações das instituições. Além disso, o evento contou com atrações artísticas e culturais, atendimento de profissionais da área da saúde, assistência social e das demais secretarias.

“Esse é um evento que reúne diversos especialistas. É um momento de receber informações para saber como ajudar quem está precisando. A saúde mental é um tema muito importante, pois temos que estar bem para conseguir trabalhar e viver melhor”, contou Adenir Matilde, 69 anos, que é moradora do bairro Primavera há cinquenta e quatro anos.

Durante a ação, a Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM), apresentou projetos e programas, como o Potencial Feminino, Dignidade Menstrual e divulgou os serviços do Centro de Referência do Atendimento à Mulher (CRAM). As moradoras do bairro que visitaram o estande da SPPM puderam levar para casa absorventes e orientações dos serviços para esse público no município.

O evento também contou com mais uma edição do projeto “Tempo Livre”, da Secretaria de Esportes e Recreação de Guarapuava, que levou aos moradores atividades de recreação e entretenimento, com mini jogos, infláveis e cama elástica.

Informação Salva Vidas

O grupo reúne mais de 30 instituições parceiras, entre elas, as Secretarias Municipais e a sociedade civil, com objetivo de promover ações relacionadas à saúde mental e o combate ao suicídio.

O “Informação Salva Vidas” trabalha para criar uma rede de apoio, com intuito de fortalecer as atividades sobre o tema para além do mês de setembro.

O “Dia D” Informação Salva Vidas, surgiu a partir de um levantamento realizado pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde e parceiros, que constatou que de 2019 até 2022, o número de tentativas de suicídio e casos de pessoas com problemas de saúde mental tinha aumentado no município. Com isso, o projeto piloto iniciou na Vila Concórdia, no bairro Boqueirão. Neste, ano novas regiões receberão as ações do grupo.

O projeto ainda relembra que a melhor forma de abordagem em casos de crise ou sinais de pensamentos suicidas, sempre será a acolhida e a escuta sensível, isenta de julgamentos.

Os locais para buscar ajuda são Serviços de Saúde, Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Emergência: SAMU 192, Pronto Socorro, Hospitais, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) – Batel, Unidade de Urgência e Emergência Primavera e Trianon.