Guarapuava participa do Pacto Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa

Evento tem o intuito de fortalecer as políticas públicas de promoção, defesa e garantia dos direitos da pessoa idosa do Estado

A secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Elenita Lodi, a presidente do Conselho Municipal do Direito da Pessoa Idosa (CMDPI), Jessika Poli dos Santos e a coordenadora da Rede da Proteção e Cuidado da Pessoa Idosa de Guarapuava, Maria Lioba Heerdt, estiveram no Palácio das Araucárias, em Curitiba, para o evento de Mobilização Estadual para Adesão ao Pacto Nacional de Implementação dos Direitos da Pessoa Idosa – Etapa Municipal. 

“É de extrema importância esse contato com os gestores e representantes de outros municípios. Essa é uma oportunidade para trocarmos experiências, auxiliando nas ações que tomamos em Guarapuava. Temos trabalhado de forma intersetorial para fortalecer as políticas públicas para a Pessoa Idosa em nosso município”, disse Elenita.

O evento, que tem o intuito de fortalecer as políticas públicas de promoção, defesa e garantia dos direitos da pessoa idosa do Estado, reuniu gestores e representantes municipais para uma palestra com o secretário nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Antonio Fernandes Costa.

“É a partir da participação dos municípios que a gente consegue que a política nacional dos direitos dos idosos seja cumprida. Em se tratando de Guarapuava, o Conselho tem feito um trabalho de excelência e queremos continuar aprimorando todas as ações e atividades, proporcionando a melhoria na qualidade de vida dos nossos idosos”, destacou a presidente do CMDPI.

Guarapuava foi destaque no evento pela atuação e conquistas dos últimos anos. O município já foi contemplado nos últimos meses com dois editais do Governo Federal, além de criar a Rede de Proteção à Pessoa Idosa.

Estimular ações que beneficiem os idosos e lhes proporcione bem-estar e conforto, faz parte das prioridades do município, segundo destaca o prefeito Celso Fernando Góes. “Cuidar dos nossos idosos e investir no seu bem-estar é primordial para nossa administração. Todos nós vamos envelhecer, esta é a lei natural da vida. Por isso, devemos priorizar esta bela fase pela qual passaremos um dia”, enfatizou o prefeito.