Guarapuava participa de encontro nacional do CONGEMAS

Evento reúne gestores, trabalhadores, técnicos, conselheiros municipais de Assistência Social, entidades e organizações de todo o Brasil

Desde a última quarta-feira (08), uma comitiva de Guarapuava está participando em Foz do Iguaçu, do XXII Encontro Nacional do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (CONGEMAS). A equipe composta por dois técnicos da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, três conselheiros da sociedade civil e três conselheiros governamentais do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), representam a cidade no evento. 

“É importante esses momentos para entender os impactos da pandemia no Sistema Único da Assistência Social (SUAS) e quais as estratégias para superá-los, bem como conhecer dados recentes que já foram levantados sobre a situação de pobreza no Brasil. Além de quem são os novos usuários da assistência social, entrando aí aqueles que perderam suas rendas na pandemia e os imigrantes”, destacou a secretária executiva dos conselhos municipais da assistência social, Jeane Ramos Silvério Garcia.

O encontro tem como tema “O futuro da assistência social no brasil: compromisso dos governos na superação da fome e das desproteções sociais”. O intuito do evento é contribuir com a construção e o compartilhamento de saberes no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), possibilitando a construção da unidade entre os gestores municipais, por meio da capacitação e qualificação desses participantes.

“O XXII Encontro do CONGEMAS é de extrema importância para o futuro da Política de Assistência Social / SUAS tendo em vista os desafios que vieram pós-pandemia e com o cenário atual da vulnerabilidade social que vem acarretando o aumento  da desproteção social. Há de se considerar a necessidade emergente de superação da fome em todos os territórios do Brasil, que já está com índices alarmantes”, enfatiza a presidente do CMAS, Kamilla Schneider Schupchek.

O evento termina nesta sexta-feira (10), e reúne gestores, trabalhadores, técnicos, conselheiros municipais de Assistência Social, entidades e organizações de todo o Brasil para palestras e discussões sobre a temática.