Guarapuava abre programação do Junho Violeta com mesa redonda

Evento é o início de diversas atividades para conscientizar a população sobre o Combate à Violência contra a Pessoa Idosa

Nessa segunda-feira (12), no Salão Nobre do Centro Universitário Campo Real, foi realizada a abertura do Junho Violeta 2023. A cerimônia contou com a mesa redonda “Envelhecimento, Autonomia e Proteção da Pessoa Idosa” com o médico Jonilson Pires e a advogada, Maybi Francielle Panizio Brogliatto Moreira, mediada pelo professor Deoclécio Rocco Gruppi.

Junho é marcado pela cor violeta em alusão ao Mês de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa. Por isso, a prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS), em parceria com o Conselho Municipal do Direito da Pessoa Idosa (CMDPI) e a Rede de Proteção e Defesa das Pessoas Idosas, desenvolveu uma semana com diversas atividades a fim de conscientizar a população sobre o tema.

“Os direitos da pessoa idosa devem ser mais debatidos. Queremos conscientizar a população e melhorar o nosso atendimento, seja na saúde, na assistência, onde a pessoa idosa de Guarapuava precisar. Vamos trabalhar para que nossos idosos tenham uma vida digna em nosso município”, destacou o prefeito de Guarapuava, Celso Góes.

Para a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Elenita Lodi, conversas, como a que ocorreu na tarde de segunda-feira, servem não só para conscientizar aqueles que devem cuidar dos idosos, mas também aos próprios que diariamente sofrem com algum tipo de violência e não sabem como denunciar. Lodi ainda ressalta que o trabalho com a pessoa idosa é um assunto de extrema importância para a SEMADS durante todo o ano.

“Neste mês de combate à violência contra a pessoa idosa, sabemos que isto ocorre de diversas formas. Há violência física, psicológica e, principalmente, a financeira, que é uma violência que nós temos atendido com frequência. Nós também trabalhamos para que a pessoa idosa identifique o que é uma violência, que pode estar acontecendo com ela e que ela possa buscar onde denunciar, onde encontrar atendimento e socorro. É importante lembrar que não é só neste mês. Em junho nós intensificamos, de acordo com a Campanha Nacional do Junior Violeta, mas todo dia, o ano todo, nós temos que lembrar dos direitos da pessoa idosa e o combate à violência contra eles”, grifou a secretária.

A mesa-redonda trouxe assuntos pertinentes aos direitos da pessoa idosa em Guarapuava. Estavam presentes ainda, a presidente do Conselho Municipal do Direito da Pessoa Idosa, Jessika Poli dos Santos e a coordenadora da Rede de Proteção e Defesa das Pessoas Idosas, Maria Lioba Heerdt, que salientou que ainda falta muito para que a sociedade esteja preparada para cuidar dos idosos.

“A rede municipal ainda é relativamente nova. Estamos dando os primeiros passos. Mas ainda falta muito para termos firmeza nos pés para dizer que a rede está cem por cento funcionando dentro do município. Somos uma cidade muito grande, com pouco tempo de funcionamento da rede.

Quantas dificuldades, quantos problemas, quantas ações ainda devem acontecer no município para que o idoso realmente seja respeitado? É sobre a necessidade de passar mais carinho, mais cuidado, mais respeito e mais atenção a essas pessoas que muitas vezes são esquecidas pela sociedade”, sublinhou a coordenadora.

Na ocasião, os presentes foram agraciados pela apresentação cultural do grupo coral Sempre Amigos, do distrito do Guará, que apresentou três músicas ao público.