Escritório de Compras Públicas de Guarapuava está recebendo cadastros de empresas

Um dos objetivos do programa é captar, tratar e divulgar os processos de compras públicas e governamentais na cidade

A Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, abriu o Escritório de Compras Públicas no município, no dia 21 de agosto de 2023. A ação tem parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O serviço é proveniente do Programa de Compras Estaduais, denominado Compras Paraná e consiste em um serviço público gratuito, prestado pelas parcerias entre órgãos da administração pública direta ou indireta e a iniciativa privada.

O Escritório de Compras Públicas em Guarapuava busca a valorização do comércio local e o fortalecimento do desenvolvimento econômico. Geração de emprego e renda, criação e atração de novas empresas, bem como a expansão das já existentes, aumento da sustentabilidade e competitividade, e melhor prestação de serviços, são alguns dos resultados esperados.

“Nosso município precisa de diversos serviços, mas, atualmente, a maioria dos nossos fornecedores são de fora de Guarapuava. Queremos mudar esse cenário, comprar mais de empresas locais e da região. Para isso, precisamos contar com o apoio dos empresários. Pedimos para que se cadastrem em nosso Escritório de Compras”, pontuou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Janaína Naumann

Alguns dos serviços oferecidos pelo Escritório de Compras Públicas são: atendimento ao empresário (orientações e informações gerais acerca dos processos de licitações), informações dos editais de compra, cadastramento de fornecedores, consultorias especializadas, entre outros. Para se cadastrar no Escritório de Compras de Guarapuava, os empresários do município devem acessar o portal do Compra Centro AQUI.

O Escritório de Compras Públicas de Guarapuava tem o objetivo de alavancar a participação de Micro e Pequenas Empresas em pregões eletrônicos e processos de licitação. Em um primeiro momento, o intuito é fazer uma base de dados concreta com fornecedores dos mais diversos ramos de atividades.

“O papel do Escritório de Compras, nesse primeiro momento é a aproximação entre fornecedores, que são essas pequenas empresas, e os compradores governamentais, como por exemplo, a prefeitura de Guarapuava, câmara municipal, ou qualquer outro órgão governamental que tenha editais vigentes.

Nossa principal função é filtrar quem são essas empresas, seus produtos ou serviços, fazer com que eles se cadastrem na plataforma do ‘Compra Centro Paraná’, o que é possível fazer de casa ou indo até a prefeitura. Após isso, vamos capacitá-los para que participem dos processos licitatórios.

Haverá todo um trabalho de conscientização e formalização para que as empresas participem cada vez mais, e com isso, fortaleçam a economia e o comércio local também”, explicou o responsável pelo Escritório de Compras Públicas de Guarapuava, Eduardo Burkhard.