Dia das Mães 2024: 40% das PMEs online investem em tecnologia para vender mais

Inteligência artificial, chatbots, live commerce e provador virtual estão entre as ferramentas escolhidas pelos lojistas para a data comemorativa

Para o Dia das Mães 2024, as pequenas e médias empresas do varejo online investiram em ferramentas tecnológicas a fim de alcançar melhores resultados nas vendas. A pesquisa inédita realizada pela Nuvemshop – plataforma para criação de lojas online que é líder na América Latina –, em parceria com o E-commerce Brasil, revelou que 21% dos lojistas utilizaram chatbots de atendimento; 18% live commerce; cerca de 13% provador virtual; e 12% inteligência artificial.

“O Dia das Mães é uma das datas mais importantes para o varejo no primeiro semestre. Portanto, os empreendedores que apostaram em ferramentas tecnológicas e conteúdos nas redes sociais saem na frente na competição por espaço. Apenas produto e preço, hoje em dia, não é suficiente para converter vendas online, o consumidor quer uma experiência completa”, explica Marcela Orlandi, gerente de sucesso do cliente na Nuvemshop.

A pesquisa ainda aponta que 83% dos empreendedores entrevistados realizaram campanhas de vendas específicas para a data. Mais da metade (53%) ofereceu desconto em produtos selecionados; quase 40% ofereceram frete grátis; e quase 38% brindes nas compras a partir de pedido mínimo.

Em relação aos canais de vendas, cerca de 64% dos lojistas utilizaram o WhatsApp além da loja virtual; enquanto 48% utilizaram o Instagram Shopping; 41% marketplaces; 29% Facebook; e 13% Tik Tok.