Curso de capacitação para profissionais do SUAS inicia nesta sexta

Durante o treinamento, as unidades do CRAS, CREAS e Serviço Família Acolhedora, ficarão sem atendimento ao público das 8 às 12 horas

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social iniciou, nesta sexta-feira (11), o curso de capacitação para os trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Entre os temas abordados nos estudos estão a construção de estratégias de atuação, planos de trabalhos nos departamentos de Proteção Social Básica e Proteção Social Especial, ainda serão discutidas formas de execução dos serviços diante do aumento na demanda assistencial ocasionada pela pandemia.

“Esse curso vem contribuir nos atendimento prestados à população, nosso objetivo é preparar as equipes para esse aumento na demanda assistencial, que já estamos observando nos últimos meses. Além disso, é de suma importância possibilitar aos trabalhadores do SUAS o aperfeiçoamento profissional e a capacitação permanente”, destacou a secretária Rosângela dos Santos Virmond.

O curso ocorre de maneira online, com carga horária de 120 horas e será acompanhado pelas equipes de forma presencial nas unidades. Participarão todas as sextas-feiras, cerca de 100 profissionais do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Conselho Tutelar, Serviço Família Acolhedora, Fundação Proteger e de entidades socioassistenciais do município.

“O curso é grande, por isso, está sendo dividido por módulos. A escolha pela sexta-feira acontece após análise dos atendimentos, que mostrou que neste dia e período o nosso fluxo de pessoas atendidas é menor, o que não ocasionará com a escolha prejuízo ao público”, salientou a coordenadora da Proteção Básica, Cibeli Tozzi.

Durante a realização do curso, em todas as sextas-feiras até o mês de setembro, as unidades do CRAS, CREAS e Serviço Família Acolhedora, ficarão sem atendimento ao público das 8 às 12 horas. Retomando as atividades normais no período da tarde.