Comércio de Guarapuava inicia as contratações temporárias

Chegada da Black Friday e do Natal aumentam a demanda dos lojistas

Fim de ano indica oportunidades de trabalho, isso porque, nesta época o comércio varejista passa a contratar trabalhadores por um período  2 a 3 meses, os chamados ‘temporários’. Em Guarapuava, alguns comerciantes já iniciaram o período de contratações temporárias.

O objetivo dessas contratações é atender a demanda gerada pela Black Friday, o Natal e as festas de fim de ano. Como o período é de grande atividade para o setor de comércio, serviços e turismo, muitas empresas já iniciaram o processo de contratação.

Uma pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio-PR) e o Sebrae-PR aponta que que 15% dos estabelecimentos paranaenses têm planos de contratar trabalhadores temporários.

A pesquisa também mostra que entre os setores avaliados, o turismo é o mais propenso a contratar, com 25%. No comércio, a projeção de contratação de temporários é de 14,6% e entre as empresas prestadoras de serviços é de 12,2%.

A média de pessoas a serem contratadas temporariamente terá uma redução de 25,7% este ano, passando de 3 a 4 funcionários de 2 a 3 profissionais. Por outro lado, uma parcela considerável de empresas, 53,7%, planeja realizar até cinco contratações de temporários.

Em Guarapuava, o setor de confecções e calçados é o que mais vai contratar temporários, e mais de 30% das empresas já iniciaram o processo de admissão de funcionários provisórios. De acordo com o empresário da área de confecções, Eduardo Christ, as contratações temporárias são benéficas tanto para os empresários, quanto para os novos colaboradores.

“Essas datas comemorativas são positivas para nós, pois trazem um aumento no faturamento e no movimento, permitindo aumentar a nossa equipe e oferecer oportunidades para uma possível contratação efetiva, caso o funcionário corresponda ao perfil da empresa. Esperamos contratar entre cinco e sete pessoas. Nós estamos preparados para atender os nossos clientes da melhor maneira possível”, disse o empresário.

Vagas ofertadas

As vagas oferecidas são predominantemente para Atendente Geral e Vendedor, com 27,8% de citações cada. Outras funções, como Serviços Gerais, Auxiliar Geral, Profissional Especializado, Garçom e Recepcionista, também serão demandadas neste período.

Além disso, é uma oportunidades para quem ainda não tem experiência profissional. Das vagas temporárias ofertadas, a maioria (56,6%) não exigirá experiência. Nas funções que exigem uma atuação profissional prévia, a maior parte solicita que o candidato tenha trabalhado mais de seis meses na função.

Chance de efetivação

A pesquisa constatou que as oportunidades de efetivação neste ano podem chegar a 92,6%, o maior percentual da série histórica.

Confira mais sobre o assunto clicando no link abaixo: