FERNANDO CARLI UM MISTÉRIO

FERNANDO CARLI UM MISTÉRIO

Falando em política, os papos circulantes na cidade de Guarapuava, mesmo em tempo de Covid, giram em torno do ex-prefeito Fernando Carli, se ele “sai candidato ou não à prefeito de Guarapuava nesta temporada, ou apoia alguém”, correndo o risco, se sair, de mais uma vez travar uma ferrenha luta democrática com o Vitor Hugo Burko em especial.

O Carli tem tudo para decidir uma eleição, pois ainda é um nome respeitado. Outra possibilidade é ele se juntar de corpo e alma ao grupo Silvestri. Apenas rumores gente. O eleitor aguarda as convenções, e por outro lado os tradicionais “cabos eleitorais deste ou daquele candidato” sonham em voltar ao trabalho e faturar uns “pilas” deles. Ou o SE não ganha? Difícil é provar.

FIGUEIREDO

Lembramos do ex-presidente do Brasil João Figueiredo, sempre parafraseando, dizia: “um povo que nem sabe escovar os dentes, não está preparado para votar”. Mas o guarapuavano sabe votar sim, e escova a dentadura pelo menos uma vez por dia.

JAIR

O Brasil atravessa um momento de doença pelo COVID/19 e a preocupação é muito grande. As vezes a mídia exagera e a população se agita. Tem os que falam mal do Bolsonaro como se ele fosse o mentor do corona. Deus está vendo você falar mal do presidente e pedindo informação de como receber o 600 reais do emergencial. Já vi muitos da esquerda na fila da Caixa Econômica com o copo na mão.

COVID

Por falar em Covid, comentam que “o coronavírus nasceu na China, cresceu na Itália, estudou na França, fez pós na Espanha, doutorado nos Estados Unidos e (infelizmente) veio fazer política no Brasil. Diante na nossa “cultura” – o povo pensa desta forma.

LEILÃO

Quem diria, e é o assunto entre os desportistas de Guarapuava: o Estádio Rubem de Melo da Madeirit indo a leilão judicial. A justiça faz a sua parte. Se tem dívidas, o Estádio (imóvel) com o leilão, poderia ajudar a saldar os compromissos de muitos funcionários dessa Empresa, essa é a realidade.

Pra quem já viu um Estádio Lobo Solitário virar um condomínio, objetivando com a venda, pagar débitos (e pagou tudo?) – Madeirit e outros seguem o mesmo rito. O nosso futebol amador infelizmente está desaparecendo. Triste isso.

Saudades de um GRE-GUÁ e do clássico Entre Rios e Danúbio. No time do Martin nos anos 70/80, o craque era o advogado Jorge Tahech, habilidoso como o jogador Pita do Peixe da Vila Belmiro.

GAUCHO

Um gaúcho de Pelotas que morou em Guarapuava na época que o prefeito era o Vitor Hugo Burko, lendo minha coluna, disse: no Burko até eu voto, mas respeito o Fernando Carli. O amigo/jornalista Augusto Santos esqueceu do Itacir Vezzaro, do Celso Góes, Janaina Nauman e Antenor Lima do PT.

Aliás, a biomédica está sendo bem comentada na cidade como futura candidata à prefeita. Penso que ela seria uma excelente vice. Temos também os “meninos” da família Matos Leão, não esqueçam. Vai lá Leonardo, quem sabe ao lado do VH Burko, pra “arrebentar” a boca do balão.

COMENTÁRIOS

Tudo o que se fala na mídia sobre política e as eleições municipais deste ano em Guarapuava, não passam de “imaginações” circulando com mais ênfase nos bastidores, é claro.

Nada se tem de oficial. Pelo andar da carruagem, antes das convenções, os prováveis pré-concorrentes ao pleito eleitoral são: Itacir Vezzaro, Celso Góes, João Niekars, Vitor Hugo Burko e Antenor Gomes de Lima respectivamente. E o Ticão Kuster já decidiu alguma coisa?

LEGISLATIVO

Nesse “poder” tem mais uma leva/grande querendo peitar uma eleição em Guarapuava e há alguns otimistas demais já cantando vitória.

Dependendo das convenções, devem se lançar a candidatura os amigos e conhecidos: Luciano Gago (estudioso em política), as jovens senhoras Taty e Poly lima, o experiente vereador Germano Alves, quem sabe o João Edson de Lima, o professor Gavino, Mino da Prefeitura, os desportistas Dirceu Dalmaz e o Alaor, irmão do médico Antenor, a competente Cristiane Wainer (preparadíssima para ganhar uma eleição, e merece) e o Fogaça da Surg.

ODACIR

Ouvi de um guarapuavano da gema no dia de ontem no Posto de Combustíveis do Trevo do Índio, o seguinte: “os políticos que almejam ser prefeito da terrinha, estão na “mão” do Odacir Antonelli, esse é o rei de Guarapuava.

Ele quis dizer (depois explicou em detalhes o porquê da afirmação) que o Odacir pelo que fez por nossa cidade; por seu empreendedorismo ímpar; idealizador da Cidade dos Lagos; pelos seus investimentos na área social etc… merece ser chamado de REI.

Visão é com ele mesmo e por isso deveria ser o prefeito da Terra de Alan Quartiero, mas não deve sair candidato.