Colonizador de Guarapuava ganha busto em sua homenagem

Diogo Pinto de Azevedo Portugal foi comandante da Real Expedição de conquista e colonização do município 

Comandante da Real Expedição de conquista e colonização dos campos de Guarapuava e um dos componentes da tríade dos colonizadores do município, Diogo Pinto de Azevedo Portugal passa a ter busto em sua homenagem em frente ao Paço Municipal. Na tarde dessa segunda-feira (19), ocorreu a cerimônia de entrega da obra em homenagem ao comandante que teve papel histórico no desenvolvimento da cidade.

“Queremos que a nossa história seja preservada. É extremamente importante que a nossa história seja resgatada e todas as instituições aqui presentes realizam esse trabalho difícil e necessário. Pretendemos contribuir muito mais para a cultura de Guarapuava. Temos feito um mandato participativo, escutando a sociedade e trabalhado em conjunto, conversando com as pessoas, buscando e fazendo o que precisa ser feito. Então, contem comigo para essa preservação da história”,enfatizou o prefeito de Guarapuava, Celso Góes.

“Hoje, a gente tem que lembrar também daqueles que lutaram, daqueles que viveram para que pudéssemos estar hoje aqui. Temos que destacar a importância da arte na história de nossa cidade. E essa é uma homenagem para que todos os guarapuavanos saibam a importância dos personagens que marcaram a história da nossa cidade”, completou a secretária de Cultura, Rita Felchak.

Representando a Academia de Letras, Artes e Ciências de Guarapuava (ALAC), o Instituto Histórico de Guarapuava e a Associação dos Docentes Aposentados da Unicentro (ADAU), a professora e historiadora, Zilma Haick Dalla Vecchia, contou sobre a importância do comandante na história de Guarapuava e o significado da homenagem a ele prestada.

“A inauguração do busto do Diogo Pinto de Azevedo Portugal no dia de hoje, vai possibilitar o conhecimento desse militar que depois de servir ao Governo de Portugal em Santos, São Paulo, e Curitiba, veio comandando essa expedição que representou a definitiva ocupação e povoamento da região meridional do Brasil para o governo Português, uma região limítrofe do governo espanhol”, enfatizou.

O busto em homenagem a Diogo Pinto de Azevedo Portugal, foi feito pelo artista Jhonnathan Pool Ferreira, e doado pela professora Alcioly Therezinha Gruber de Abreu (Sulita). A obra está localizada em frente ao Paço Municipal, ao lado do busto do Capitão Rocha Loures, outro nome de grande importância na história de Guarapuava, que também integrou a expedição colonizadora.