Campanha contra a dengue de Guarapuava é destaque

Com o tema ‘Aqui o mosquito não entra’, ação ficou em 1º lugar, entre os 23 municípios pertencentes à região

Guarapuava ficou em 1º lugar, entre os 23 municípios pertencentes à região, na campanha de conscientização contra a dengue “Aqui o mosquito não entra”.

A campanha foi uma parceria entre a Secretaria de Saúde, por meio da Divisão de Vigilância em Saúde em parceria com o SESC/PR e teve como principal objetivo, a remoção mecânica dos focos do Aedes aegypti, buscando criar uma consciência social de que a eliminação do mosquito está nas mãos de todos, já que até 80% dos criadouros estão localizados em residências e propriedades privadas.

“Acredito que a importância em receber essa premiação, é o reconhecimento do trabalho do nosso setor, a coordenação do programa municipal de combate à dengue, o compromisso da nossa gestão com o controle vetorial e atenção às arboviroses e, principalmente, a valorização dos nossos agentes de endemias”, destaca a chefe da vigilância ambiental da Secretaria de Saúde, Suzana de Souza.

Por meio do aplicativo desenvolvido pelo SESC/PR, os municípios competiram entre si para eliminar focos do mosquito Aedes aegypti. Guarapuava registrou a eliminação de 3.471 criadouros do mosquito. Desse total, 1.045 foram registrados pela agente comunitária Viviane Cerbele Bueno, da UBS Paz e Bem. Garantindo, portanto, o primeiro lugar no ranking geral.