Base do Samu em Guarapuava passará por reforma
Entre as melhorias que serão recebidas, estão coberturas para as ambulância
A base do Samu em Guarapuava passará por reforma. Local é responsável pela regulação do Samu Regional, que atende 20 municípios. A reforma do espaço irá incrementar a qualidade dos serviços
Uma cerimônia na manhã desta sexta-feira (26), marcou a autorização para a reforma da Base do Samu de Guarapuava. Além de melhorias no espaço, as obras também possibilitarão adequações exigidas pelo Ministério da Saúde.
O Samu Regional conta com 20 municípios participantes, com 11 bases operando, sendo a de Guarapuava a responsável por coordenar e regular o serviço de urgência e emergência médica de toda a região.
Entre as melhorias que serão recebidas, estão coberturas para as ambulância, otimização do fluxo sanitário, para com separação de área limpa, suja e de esterilização, adição de uma rampa de limpeza para as ambulâncias e salas de descanso, alimentação e de estudos para servidores e alunos de internatos.
A assinatura aconteceu na própria Base do Samu, que fica aos fundos da Urgência do Trianon. Além do Presidente do Poder Legislativo de Guarapuava, Pedro Moraes (MDB), o evento contou com a participação da vereadora Profª Bia (PV) e dos vereadores Wilson Anciuti (MDB), Profº Saulo (Novo) e Cristóvão da Cruz (Novo).
Essa reforma é mais um exemplo da parceria entre Poder Público e iniciativa privada. As obras são financiadas pelo Centro Universitário Campo Real, além disso, o projeto e a execução ficarão a cargo do Departamento de Engenharia Civil da instituição de ensino.
A ex-vereadora Maria José, atual diretora do Consorcio Intermunicipal de Saúde da 5ª Regional de Saúde (CIS 5ª RS), recordou dos trabalhos pela implementação do Samu Regional e como a base de Guarapuava é importante no contexto regional.
Ela também destacou a articulação necessária para que a reforma atual acontecesse, mencionando a participação do Presidente Pedro Moraes, bem como de todo o Poder Legislativo. “Agradeço também a Câmara Municipal e eu agradeço a todos os vereadores, que conversaram com o Edson Aires (Reitor da Campo Real), conversando com o Prefeito e mostrando também a importância de nós continuarmos aqui até que a nossa base seja concluída”, disse Maria José, lembrando que uma nova base regional ainda será construída no futuro.
De acordo com o Coordenador do Samu Regional, Dr. Rodrigo Lagos, uma população de 500 mil pessoas são atendidas pelo serviço. Ele também reforçou o sentimento de gratidão com todos os envolvidos para que a reforma acontecesse. “Hoje o dia é só de agradecer. Agradecer a todas as lutas que a gente passa junto, em especial a equipe do SAMU, que todo dia está levando sol e chuva nas costas, mas está atendendo todo mundo da melhor forma possível”, completou.
O Presidente do Poder Legislativo parabenizou os servidores do CIS 5ª RS, do SAMU Regional. Ele também agradeceu a participação da Campo Real para possibilitar a reforma. “Quando a Maria José me falou que estavam precisando disso para o credenciamento do SAMU, imediatamente nós falamos com o Prefeito Celso Góes, com a professora Bárbara, que é coordenadora do Curso de Engenharia Civil, ela falou com o Professor Edson Aires, todo mundo se uniu, conversou, e hoje estamos aqui, assinando a ordem de serviço para essa reforma”, recordou.